Qual Comprar 2024: Chevrolet Spin é o carro de 7 lugares de melhor custo


O Qual Comprar 2024 é um superguia que compara 150 carros e mostra as melhores opções em 16 categorias. Quando falamos em modelos de sete lugares, a Chevrolet Spin é que leva a melhor no quesito custo/benefício. Os principais critérios de avaliação são preço, custo de manutenção, seguro e equipamentos. O minivan encara oito concorrentes de sete fabricantes diferentes.

Versão sugerida: Premier
Preço: de R$ 119.990 a R$ 144.490
Motor: 1.8/111 cv (F)
Câmbio: MT6/AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.255 / Homem R$ 3.971
Desvalorização: 9,5%
Revisões: R$ 2.128
Peças: R$ 13.299
Porta-malas: 710 litros (5L) 556 l/162 l (7L)
Lançamento: 2012

Com bons anos nas costas desde a chegada de sua primeira — e, até aqui, única — geração, em 2012, a Chevrolet Spin conquista o troféu de melhor carro de sete lugares do Qual Comprar 2024 em virtude da extensa renovação pela qual passou neste ano. Mesmo que não tenha havido troca de plataforma, visto que a base GSV do Onix I foi mantida, a minivan está de cara nova e muito mais bem equipada.

Tudo isso mantendo o já reconhecido bom custo/benefício. É verdade que o título de carro de sete lugares mais barato do Brasil passou para seu mais novo rival, o Citroën Aircross, mas a Spin tem como trunfos a confiabilidade do veterano motor 1.8 flex, um espaço interno mais bem aproveitado, com direito a um porta-malas maior, o baixo índice de desvalorização e um pacote de revisões com preço ligeiramente menor.

Na linha 2025, a nova Spin oferece quatro versões, sempre 1.8 flex de 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque. O câmbio é manual só na de entrada, LT. As demais são automáticas. A de topo, Premier, inclui todas as novidades tecnológicas.

Preço: R$ 368.550
Versão sugerida: High Country
Motor: 2.8TD/207 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 5.542 / Homem R$ 10.984
Desvalorização: 23,3%
Revisões: R$ 4.436
Peças: R$ 9.832
Porta-malas: 205 litros (7L) 554 litros (5L)
Lançamento: 2012

SUV de sete lugares baseado na S10, o Trailblazer recebeu as mesmas mudanças visuais e mecânicas da picape. Há apenas uma versão, a High Country, com um 2.8 turbodiesel de 207 cv e 52 kgfm, automática de oito marchas e com tração 4×4. Os custos de propriedade, de modo geral, são muito mais baixos que os dos rivais e atraentes para o preço. Destaque para a cesta de peças abaixo de R$ 10 mil. Cotações de seguro e pacote de revisões são razoáveis — ainda valem a pena. Cuidado apenas com a desvalorização, acima de 23%.

Preço: de R$ 112.990 a R$ 136.590
Versão sugerida: Feel Pack
Motor: 1.0T/130 cv (F)
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.982 / Homem R$ 4.157
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 2.214
Peças: R$ 7.820
Porta-malas: 493 litros (5L) 50 litros (7L)
Lançamento: 2023

Lançado no finalzinho do ano passado, o Citroën C3 Aircross roubou da Chevrolet Spin a coroa de carro de sete lugares mais barato do Brasil. O SUV é ideal para quem quer espaço para a família a um preço mais acessível e sem grandes luxos. O acabamento e a vedação acústica simplórios são compensados pelo bom desempenho do motor turbo de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O pacote de revisões é pouca coisa mais caro que o da Spin. Já a cesta de peças é a mais barata do mercado, assim como o seguro.

Preço: de R$ 217.990 a R$ 321.290
Versão sugerida: Overland Hurricane
Motor: 1.3T/185 cv (F), 2.0TD/170 cv 2.0T/272 cv
Câmbio: AT6/AT9
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 4.337 / Homem R$ 13.363
Desvalorização: 11,5%
Revisões: R$ 2.613
Peças: R$ 17.766
Porta-malas: 661 litros (5L) 233 litros (7L)
Lançamento: 2021

Irmão de sete lugares do Compass, o Jeep Commander traz as mesmas motorizações na linha 2025: 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm (automático de seis marchas e 4×2); 2.0 turbodiesel de 170 cv e 37,7 kgfm; e 2.0 turbo a gasolina de 272 cv e 40,8 kgfm (estes últimos, com nove marchas e 4×4). O SUV agora vem de série sempre com auxílio de permanência em faixa, painel digital de 10,25” e som Harman Kardon. Tanto a desvalorização quanto os demais custos de manutenção estão na média do mercado, exceto o seguro.

Preço: de R$ 339.990 a R$ 409.990
Versão sugerida: HPE-S
Motor: 2.4TD/190 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 5.599 / Homem R$ 14.256
Desvalorização: 22,5%
Revisões: R$ 5.028
Peças: R$ 17.671
Porta-malas: 571 litros (5L) 120 litros (7L)
Lançamento: 2015

Os consumidores do Mitsubishi Pajero Sport são fiéis e costumam trocar um modelo por outro. Atualmente são três versões, sempre com sete lugares, motor 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm e tração 4×4. A configuração HPE-S tem sete airbags, frenagem autônoma, assistente de subida e descida em rampa, faróis e lanternas de LED, teto solar e multimídia JBL. Destaque positivo para a garantia, mas atenção aos preços de seguro e revisões. E saiba que uma nova geração deve pintar por aí nos próximos anos.

Preço: R$ 392.900
Versão sugerida: 200 Progressive
Motor: 1.3T/163 cv
Câmbio: AT7
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 6.500 / Homem R$ 16.678
Desvalorização: 18,2%
Revisões: R$ 6.830
Peças: R$ 55.953
Porta-malas: 500 litros (5L) 130 litros (7L)
Lançamento: 2021

O Mercedes-Benz GLB tem duas versões no Brasil; contudo, como a AMG supera os R$ 500 mil, a sugestão é a 200 Progressive, com o 1.3 turbo a gasolina micro-híbrido de 165 cv e 27,5 kgfm, automática de sete marchas. Para levar até sete passageiros, o entre-eixos é de bons 2,83 metros. O desempenho e o acabamento, no entanto, são medianos para um Mercedes. A desvalorização fica acima da média e os custos com seguro, revisões e cesta de peças são os mais altos. Mas é um Mercedes — portanto, é o carro de maior status nesta lista.

Preço: de R$ 379.990 a R$ 447.590
Versão sugerida: Diamond
Motor: 2.8TD/204 cv
Câmbio: AT6
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 7.870 / Homem R$ 19.609
Desvalorização: 6,5%
Revisões: R$ 4.647
Peças: R$ 28.982
Porta-malas: 500 litros (5L) 180 litros (7L)
Lançamento: 2021

SUV da Hilux, o Toyota SW4 tem versões de cinco e de sete lugares. Todas têm motor 2.8 turbodiesel, câmbio automático de seis marchas e tração 4×4, porém em duas calibrações. A versão recomendada, Diamond, tem sete lugares, 204 cv e 50,9 kgfm. Traz na lista de equipamentos carregador de celular por indução, chave presencial, bancos de couro, sete airbags, rodas de 18” e assistências ao condutor. Por ser Toyota, sua desvalorização é imbatível, mas os demais custos estão acima de Trailblazer e até Pajero Sport.

Preço: R$ 284.590
Versão sugerida: Allspace R line
Motor: 2.0T/186 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 4.590 / Homem R$ 5.294
Desvalorização: ND
Revisões: Grátis
Peças: R$ 18.148
Porta-malas: 686 litros (5L) 216 litros (7L)
Lançamento: 2023

O Volkswagen Tiguan ficou quase dois anos fora do mercado brasileiro. Retornou no fim de 2023 com mudanças estéticas e motor 2.0 turbo “amansado” para 186 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, com tração 4×2 e câmbio automático de oito marchas no lugar do DSG de dupla embreagem. Apesar disso, o desempenho ainda é bom e a VW oferece as três primeiras revisões com pacote básico grátis. O valor da cesta de peças fica mais caro por causa dos faróis IQ Light, mas as cotações de seguro são excelentes para seu preço.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Projeto obriga serviços de ab0rt0 legal a oferecer à gestante exame para ouvir coração do f3t0
Próxima Nova lei define regras para uso do fogo em áreas rurais