Qual a moto mais rápida mundo? Confira a lista


Os testes que aferem velocidade até os 100 km/h não são precisos. E a explicação é simples: a aferição muda, ainda que em milésimos de segundo, a cada nova arrancada, mesmo que a prova seja realizada com a mesma moto e pelo mesmo piloto. Condições como a direção do vento e o trajeto percorrido são apenas algumas das variantes que influenciam no resultado. E tem mais. Os europeus consideram os 100 km/h como 62 mph, enquanto os norte-americanos usam 60 mph, ou 97 km/h.

Confira a seguir as motos mais rápidas até os 100 km/h, com base em dados dos fabricantes e publicações da mídia especializada. Lembrando que se a natureza soprar diferente os números mudam. As motos abaixo são todas homologadas para as ruas.

Nem Alemanha, nem Japão, nem Itália. A moto que chega antes aos 100 km/h é feita na Califórnia, EUA. Trata-se da elétrica Lightning LS-218, nossa terceira colocada em velocidade máxima, e que arranca sorrisos nas saídas de pedágio. Seu motor de 200 cv a conduz aos 100 km/h em, sem brincadeira, nada mais nada menos do que 2,2 segundos.

A Suzuki GSX-R1000, fabricada em 2006 com motor de 998 cc que produz 160 cv é a segunda colocada neste pódio, com tempo ridículo de 2,35 segundos até a marca dos 100 km/h. Naquele ano, a GSX-R1000 foi campeã da categoria SuperBike.

Dez anos depois do evento Rio 92, que despertou o mundo para o meio ambiente, os japoneses da Suzuki nem queriam ouvir falar sobre Greenpeace. Uma década depois, a marca lançou a imponente GSX 1300R Hayabusa com motor de 1.299 cc de 175 cv, que podia chegar aos 100 km/h em apenas 2,47 segundos. O lema dos japoneses era: se não sabe brincar, não desce pro playground.

Essa moto sempre me encantou com seu visual cruiser, parrudo e moderno. De fábrica, a V-Max 2010 vinha com motor quatro cilindros em V de 1679 cc com 200 cv, que a fazia acelerar até os 100 km/h em meros 2,5 segundos. Seu poder de largada era tão bruto que dizem até que Nicolas Cage teve que trocar as calças durante as filmagens de “O Cavaleiro Fantasma 2”.

A Kawasaki Z1000 fabricada em 2014 exibiu o street fighter, semicarenado, que a fazia uma das mais belas de sua categoria. A Z1000 abrigava um motor de 1.043 cc com 142 cv capaz de levá-la aos 100 km/h em 2,5 segundos, a exemplo da Yamaha V-Max. O que renderia uma curiosa prova de arrancada entre as duas motocicletas.

Já a Kawasaki ZX-12R, vendida em 2002, trazia motor de 1.198 cc com 178,5 cv que podia conduzi-la aos 100 km/h em singelos 2,59 s. Perceba que daqui para a frente há uma dúzia de motos que chegam aos 100 km/h em 2,6 s: Yamaha YZF-R1 (2015), KTM 1290 Super Duke R (2014), Kawasaki ZX-14R (2012), Kawasaki ZX-10R (2006), Kawasaki Ninja H2 (2015), Honda CBR1000RR SP (2013), Energica Ego (2020), EBR 1190RX (2014), Ducati Monster 1200S (2014), Ducati 1199 Panigale (2014), BMW S1000RR (2013) e BMW S1000R (2014). Uma seleção e tanto, para todos os bolsos e gostos.

Como se percebe, a Kawasaki Ninja H2R ficou de fora da última lista porque as informações disponíveis são imprecisas. Mas para você imaginar, sua irmã comportada, a Ninja H2, chega aos 100 km/h em 2,6 s.

Certa vez, em teste de uma esportiva para Autoesporte, um conhecido piloto profissional passou por mim com uma H2R acelerando forte. Quase saí da pista, tamanho o susto com o ronco, e os estouros a cada troca de marcha. Ao tentar olhar para a endiabrada que passou como um foguete ao meu lado, ela já havia desaparecido.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores "SEXTOU" com cursos! SENAI abre quase 3 mil vagas
Próxima Inscrição para seleção de graduados encerra nesta terça (27)