O Projeto de extensão “Calumba – Uma Vida Melhor no Quilombo”, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizou a entrega de utensílios para melhor funcionamento da cozinha do projeto, desenvolvido na comunidade do Ribeirão da Mutuca, em Nossa Senhora do Livramento/MT. O local, que já produz doce de banana e banana frita (Chips de banana), caminha para se tornar uma cooperativa, e objetiva estimular a produção e geração de renda.
Geovana Santini Duarte, estudante do terceiro semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFMT, e líder do Calumba, explica que os recursos para aquisição são frutos do edital da Ford Motor Company Fund, em parceria com a Enactus Brasil, essa última Instituição a qual o projeto está vinculado desde 2019.
“A entrega, realizada no início desse mês, veio para sanar a falta de alguns equipamentos essenciais para o preparo dos produtos, como geladeira, jogo de panelas e outros. A cozinha já possuía maquinários para produção de grande escala, mas faltavam equipamentos menores”, explica, complementando que o projeto visa também a capacitação dos membros em técnicas de produção, e a valorização cultural das tradições do quilombo.
A jovem líder destaca ainda que os benefícios serão para melhor eficiência na produção e no armazenamento destes produtos. “Temos um planejamento para iniciarmos cursos e oficinas sobre conservação de alimentos, boas práticas na cozinha e para as produções que a comunidade possui interesse em aprender como panificação, confeitaria, e outros”, disse falando também da proposta de pontos de vendas para os alimentos fabricados pelos quilombolas.
Ideias, cooperação e extensão da Universidade
Geovana Santini Duarte conta que o Calumba foi criado durante um hackaton, evento que objetiva estimular a criatividade de equipes, realizado em 2021, pela Enactus Brasil. “Os membros já conheciam as necessidades da comunidade pois participaram das entregas dos mais de 80 mil litros de álcool em gel, além de auxiliarem na produção durante a pandemia”, destaca.
Também participam da ação os estudantes da UFMT Gregório Teófilo, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Aoliabe Abadio e Ronald Camargo, do curso de Engenharia da Computação, Lucas Matheus, da Engenharia Química. Do curso de Psicologia, as estudantes Isis Damasceno e Nalanda Ramos da Psicologia, os professores Einstein Aguiar e Ailton Terezo e o técnico administrativo Benedito Ferraz
Saiba mais sobre o Enactus na UFMT ou e-mail enactus@ufmt.br
Leia mais
Estudantes promovem ações sociais na Baixada Cuiabana
Enactus UFMT recebe inscrições para formação de equipe
Extensão da UFMT conquista prêmio para comunidade quilombola
Fonte: ufmt