Projeto para melhorar empregabilidade de ex-dependentes químicos recebe aval da Comissão de Finanças


EMANUEL BELMIRO
DA REDAÇÃO

Facilitar o acesso de ex-dependentes químicos ao mercado de trabalho. É o que pretende o PL (Projeto de Lei) 550/2020, de autoria do vereador Isac Félix (PL), que cria o PAE (Programa de Acesso a Empregos), com parecer favorável aprovado pela Comissão de Finanças e Orçamento nesta quarta-feira (16/8).

O vereador Isac Félix ressaltou a importância da proposta na recuperação de ex-dependentes químicos e sua total inserção social. “Esse projeto serve como um grande apoio a este recomeço na vida das pessoas que após deixarem as Casa de Recuperação precisam retomar a sua vida e um emprego é fundamental nesse processo. É justamente a exclusão que faz muitas vezes um cidadão virar um dependente químico. É preciso acolher e dar dignidade para que ela possa de fato recomeçar a vida”, afirmou o parlamentar.

De acordo com o texto, as Casas de Recuperação deverão manter cadastro dos pacientes que quiserem entrar para o programa e realizar parcerias com empresas, órgãos e entidades públicas e privadas, para facilitar a alocação destes no mercado de trabalho. “A própria Secretaria dos Direitos Humanos, do Trabalho ou a Secretaria de Assistência Social teria uma espécie de banco de dados para auxiliar no encaminhamento dessas pessoas”, acrescentou Félix.

Os vereadores do colegiado também aprovaram o parecer favorável com substitutivo do PL 265/2020, de autoria dos vereadores Rinaldi Digilio (UNIÃO) e Janaína Lima (MDB), que autoriza o Executivo municipal a contratar, por meio das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e pelas Subprefeituras, profissionais de psicologia, para tratar de pacientes com algum distúrbio decorrente da pandemia de Covid-19. A vereadora Rute Costa (PSDB) foi a relatora do projeto na Comissão e além de ressaltar a importância da matéria, defendeu que esses profissionais também possam atuar junto as escolas públicas do município.

“É importantíssimo aumentar o número de psicólogos porque também o número da necessidade da procura, a demanda, aumentou demais. Mas também é preciso que se tenha uma atenção com as crianças e adolescentes nas escolas, porque o confinamento foi muito traumático para esta geração afetando consideravelmente o desenvolvimento escolar da maioria deles. O projeto se refere na rede de saúde pública, até porque é onde há a procura pelo serviço de psicólogos, mas é preciso esse olhar para as escolas também no sentido da atenção dos educadores de identificar problemas nos alunos e encaminhá-los a rede de saúde”, afirmou Rute.

A reunião desta quarta-feira, que pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo, foi presidida pelo vereador Isac Félix (PL) e contou com a presença dos vereadores Atílio Francisco (REPUBLICANOS), Cris Monteiro (NOVO), Dr. Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE), Jair Tatto (PT), Paulo Frange (PTB), Roberto Tripoli (PV) e Rute Costa (PSDB).

 

Anteriores F1: “Algumas vezes ele pressionou mais do que deveria”, disse Vasseur sobre Leclerc
Próxima Advogado pede punição para juiz que chamou mulheres de 'bicho da língua grande' em audiência de crim3 s3xu4l