Desenvolvido no Departamento de Comunicação da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Pauta Gênero é um projeto de extensão voltado para análises de temáticas envolvendo comunicação, gênero, raça e sexualidade. A proposta é instigar a visão crítica sobre os meios, bem como examinar os processos comunicativos sobre as desigualdades de gênero da nossa sociedade.
Levando em consideração essa temática, o Pauta Gênero, que também pode ser visto como observatório, produz análises combinando as questões que norteiam sua existência e aplicando-as aos recortes do cotidiano. Como e quem escolhe o que será analisado são os estudantes. As análises abrangem perspectivas racistas e misóginas da sociedade brasileira, viabilizando, inclusive, as sutilezas das violências nos discursos da mídia, como explica a coordenadora do projeto, professora Nealla Machado.
“As análises são produzidas em conjunto, apesar de serem assinadas. Então, o tema é posto em pauta nas reuniões e quem ‘abraça’ o que é proposto por discentes são os próprios, que, nos debates e leituras, entendem o que é problemático na mídia e em como pensar proposições de transformação”,conta.
Entre algumas das análises produzidas, está “Comentários machistas e o ciclo de influência dos relacionamentos midiáticos”, onde são explorados aspectos sobre a midiatização do relacionamento de celebridades nas redes sociais. Outro exemplo é “Zé Leôncio e o abandono parental romantizado na novela ‘Pantanal’”, onde se correlacionam questões parentais com o apresentado no remake da telenovela. Por sua vez, “Quem pode sair de casa?”, traz uma análise que considera mulheres e o medo da importunação sexual em deslocamentos no transporte público pelas cidades.
O Pauta Gênero já atuou em diversas iniciativas, sendo a primeira o Monitoramento Global das Representações de Gênero (Global Media Monitoring Project – GMMP, na sigla em inglês). Além disso, promoveu uma oficina presencial sobre jornalismo e desinformação direcionada a estudantes do Ensino Médio e outras remotas direcionadas a estudantes e profissionais de Comunicação que abordavam sobre como noticiar feminicídios e também pautas feministas, além das análises e pesquisas.
“As pesquisas que articulam comunicação e desigualdades de gênero vêm crescendo ao longo dos anos no Brasil. Então o Pauta Gênero se articula nesse contexto, de entender que essas questões são prioritárias e se estendem para todas as áreas sociais e que o jornalismo é um agente social, que mais do que descrever, também pode transformar a realidade sobre a qual está atuando “, aponta a coordenadora do projeto.
Sobre o que esperar para esse ano do projeto, a professora Nealla Machado afirma ver as melhores possíveis para 2023. “A gente nunca pode prometer muita coisa, mas esperamos, porque o Pauta Gênero é feito por toda a gente e que esse seja um ano ótimo, com muitas realizações”, finaliza.
Como participar
O período de inscrições para a seletiva do projeto acontece até 06 de abril. Entre os dias 10 e 14 serão realizadas, de forma virtual e no período vespertino, as entrevistas dos participantes selecionados na primeira fase. O resultado da seleção de integrantes do Pauta será informado via e-mail, no dia 14 do mesmo mês..
O Pauta procura participantes que sejam estudantes ou possuam graduação em cursos de Comunicação ou relacionados a Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas. No entanto, pessoas de outras áreas também podem se inscrever. É importante que o candidato tenha interesse em estudar, debater e analisar temas relacionados à comunicação, gênero e sexualidade.
Teve interesse em participar? Basta acessar o link do formulário e se inscrever.
Caso tenha alguma dúvida, é possível enviar uma mensagem para o Instagram @pautagenero ou para o e-mail observatoriodecomunicacaoufmt@gmail.com.
Fonte: ufmt