Programação dos 40 anos da AMM será encerrada com homenagens a municipalistas pioneiros


Crédito: Divulgação AMM

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) prepara uma homenagem especial a ex-prefeitos que integraram a primeira diretoria da instituição e a ex-gestores que também foram eleitos para o Parlamento Estadual, entre outras personalidades que fazem parte da história da Associação e possuem relevantes serviços prestados ao movimento municipalista. A iniciativa vai encerrar os eventos comemorativos do 40º aniversário da instituição, fundada em 4 de maio de 1983.

A solenidade será realizada na próxima terça-feira (30), pela manhã, durante a programação do evento Interage TCE, que vai reunir prefeitos de todo o estado. Ao todo serão 50 homenageados,  agraciados com a Outorga do Título da Ordem do Mérito Municipalista, destinada a prefeitos fundadores da AMM e a  Outorga da Medalha da Ordem do Mérito Municipalista,  a ser entregue  a autoridades e ex-gestores que também exerceram mandatos como deputados estaduais.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou que o objetivo é valorizar e reconhecer a importante contribuição dos ex-gestores para que a instituição chegasse aos 40 anos como referência para o movimento municipalista. “Em quatro décadas de existência, a Associação se mobilizou pelo atendimento de demandas das administrações municipais e contribuiu para muitas conquistas institucionais, principalmente relacionadas ao reforço financeiro das prefeituras”, assinalou.

Entre os avanços dos últimos anos, destaca-se o repasse do Fundo Estadual de Transporte e Habitação – Fethab, o aumento dos percentuais do Fundo de Participação dos Municípios, com o repasse de 1% do FPM em julho, setembro e em dezembro, o Auxílio Financeiro de Fomento `as Exportações – FEX, repatriação de recursos, partilha da cessão onerosa, Auxílio Financeiro aos Municípios – AFM, Lei Kandir, entre outros avanços.

A Associação participou, ainda, das articulações para garantir apoio do governo federal e Congresso Nacional para ajudar os municípios durante o período de pandemia, em que a diminuição da atividade econômica gerou fortes impactos nas administrações municipais. “Participamos ativamente das mobilizações, reuniões e ações lideradas pelo movimento municipalista nacional para assegurar o reforço financeiro para o caixa das prefeituras. Em diversas ocasiões dialogamos com representantes do governo federal e Congresso Nacional para defender a autonomia financeira dos municípios por meio de uma distribuição mais justa de recursos, compatíveis com as demandas das prefeituras”, destacou Fraga.

Na esfera estadual, a instituição também tem uma atuação importante junto ao Governo, pleiteando o atendimento de reivindicações, como a atualização dos valores do transporte escolar, maior participação da AMM e dos prefeitos em decisões governamentais que afetam os municípios, entre outras demandas. Também desenvolve um trabalho em parceria com a Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Pública, além de órgãos e instituições para orientar os prefeitos e equipes, por meio de eventos, reuniões e capacitações.

Fonte: amm

Anteriores Comissão Temporária ouve a interventora da saúde pública de Cuiabá
Próxima Faustão deixa Band após 1 ano e meio na emissora e negocia com o SBT