Entre os dias 4 e 6 de novembro, Tóquio receberá o Encontro dos Secoms, Sectecs e Adidos Agrícolas, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério das Relações Exteriores, para debater as tendências de comércio e investimentos do Brasil com a região. Farão parte dos debates representantes dos mais diversos setores da iniciativa privada.
“O Leste Asiático é destino de cerca de 1/3 das exportações brasileiras e de parte importante do superávit comercial brasileiro, mas temos o desafio de diversificar nossas exportações, ainda muito concentradas em poucas commodities. Por isso, o encontro dos Secoms, Sectecs e Adidos Agrícolas, com diálogo estreito com os empreendedores brasileiros, é estratégico para definirmos as ações que podem tornar as relações comerciais ainda mais benéficas para o Brasil”, comentou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Durante o Encontro, a ApexBrasil vai lançar o Mapa Bilateral de Comércio e Investimentos Brasil-Japão. Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Japan External Trade Organization (JETRO) e a Embaixada do Brasil em Tóquio, a primeira edição do “Mapa Bilateral de Comércio e Investimentos – Brasil e Japão” apresenta uma análise abrangente das relações econômicas entre os países.
“Para além dos dados de comércio e da identificação de 300 oportunidades comerciais, que somam US$ 63,1 bilhões em possíveis exportações, o Mapa Bilateral Brasil-Japão traz ainda uma análise completa dos investimentos bilaterais e aponta que há muito espaço para incremento dos fluxos de investimentos entre os países. Podemos observar parte desse movimento por meio dos projetos greenfield japoneses anunciados no Brasil, entre 2019 e 2023, que somaram mais de US$ 3 bilhões, gerando potencialmente mais de 11 mil empregos”, afirmou o gerente de Inteligência da ApexBrasil, Igor Celeste.
Serviço
Data: 04/11-06/11
Horário de abertura: 9:00
Local: Embaixada do Brasil em Tóquio
Fonte: noticiasagricolas