DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO
Nesta quarta-feira (8/2), a Câmara Municipal de São Paulo elegeu os presidentes e vice-presidentes das sete Comissões técnico-legislativas da Casa para 2023. As eleições aconteceram no Plenário 1º de Maio e também definiram a composição dos colegiados.
As Comissões visam analisar, promover estudos e pesquisas, realizar Audiências Públicas, fiscalizar e convocar responsáveis pela administração direta ou indireta para prestar informações sobre assuntos inerentes às suas atribuições, emitir pareceres e votar projetos submetidos à sua análise.
Na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa), a vereadora Sandra Santana (PSDB) foi reeleita por unanimidade para presidir os trabalhos do colegiado em 2023. Também por unanimidade, foi reeleita vice-presidente a vereadora Sandra Tadeu (UNIÃO).
Da mesma forma, por unanimidade, a Comissão de Finanças e Orçamento reelegeu à presidência o vereador Jair Tatto (PT). Já o vereador Isac Félix (PL) foi eleito, de forma unânime, vice-presidente do colegiado.
Logo após, foi eleito presidente da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, com seis votos favoráveis, o vereador Rubinho Nunes (UNIÃO). Com seis votos favoráveis, o vereador Marlon Luz (MDB) também foi eleito vice-presidente do colegiado em 2023.
A presidência da Comissão de Administração Pública ficou sob responsabilidade do vereador Gilson Barreto (PSDB), que foi reeleito ao cargo para 2023 com seis votos favoráveis e uma abstenção. Na mesma sessão, foi reeleito, com seis votos favoráveis e uma abstenção, o vereador Eli Corrêa (UNIÃO) para a vice-presidência do colegiado.
Na Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, houve a reeleição à presidência, por unanimidade, do vereador Senival Moura (PT), enquanto a vice-presidência da Comissão ficará com o também reeleito por unanimidade vereador Adilson Amadeu (UNIÃO).
Com cinco votos favoráveis, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes elegeu a vereadora Edir Sales (PSD) para presidir o colegiado em 2023. A vice-presidência ficará com o vereador Dr. Nunes Peixeiro (MDB), que recebeu cinco votos favoráveis.
Por fim, a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher elegeu como presidente o vereador André Santos (REPUBLICANOS). O parlamentar recebeu seis votos favoráveis, contra um voto para a vereadora Luana Alves (PSOL), que concorreu ao cargo. Também foi eleito com seis votos favoráveis e uma abstenção, o vereador Aurélio Nomura (PSDB), que ocupará a vice-presidência do colegiado em 2023.
Confira abaixo a íntegra das reuniões de instalação das Comissões: