Prae anuncia projeto de apoio para indígenas e quilombolas


Além de diferentes atividades para a recepção dos novos alunos, a semana de acolhimento aos calouros da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também foi marcada pelo lançamento oficial do Projeto Entre Aldeias e Quilombos: Permanência e Conclusão, da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae), com o objetivo de favorecer as condições para a permanência de discentes indígenas e quilombolas na Instituição.

A previsão é que o programa contribua para a melhoria do desempenho acadêmico e reduza os índices de retenção e evasão destes grupos. Para tanto, a Prae e parceiros vão oferecer apoio e orientação acadêmica, realizar ações interventivas quando necessário e investir em condições para inclusão social deles.

“Para além do ingresso é primordial investir em ações e iniciativas que garantam a permanência e conclusão dos estudantes indígenas e quilombolas ingressantes pelas políticas de ações afirmativas implementadas pela UFMT. Por isso, o principal objetivo desta proposta é  oferecer condições que colaborem na permanência e diplomação dos estudantes indígenas e quilombolas da graduação presencial e pós-graduação”, afirma a professora Lisiane Pereira de Jesus, Pró-Reitora de Assistência Estudantil.

Ao longo dos próximos meses, o projeto fará o mapeamento dos discentes indígenas e quilombolas e, com estes dados, desenvolver três grandes ações: A primeira voltada para a organização de um grupo de apoio acadêmico para estes alunos; a segunda para a formação das temáticas vivência, educação intercultural, arte, cultura, esporte, lazer, discriminação e preconceito; e a terceira para o acompanhamento e assessoramento em suas trajetórias acadêmicas.

Com tempo e o estabelecimento de parcerias, o projeto também visa a criação de um novo auxílio, o Auxílio Permanência Indígenas e Quilombolas “Piqui”. Até lá, as outras ações são desenvolvidas pela Prae, com apoio de unidades acadêmicas e administrativas da Instituição.

Fonte: ufmt

Anteriores Gefron prende dupla e apreende 87,9 quilos de drogas escondidos em caminhonete
Próxima Governador: “Medidas e obras do Governo ajudaram a aumentar a renda média do mato-grossense”