De acordo com o colunista Brandon Weichert, o míssil russo foi denominado de melhor pelo sistema de inteligência artificial Gemini, desenvolvido pelo motor de busca Google.
“E isso não é uma peculiaridade do motor de busca. Esta é uma avaliação compartilhada por alguns dos principais especialistas do mundo em mísseis, que acreditam que a Rússia realmente desenvolveu armas nucleares avançadas”, aponta o artigo.
Weichert destaca que o ICBM de combustível líquido tem um alcance de voo de cerca de 18 mil quilômetros, o que lhe permite atingir alvos em todo o planeta, e uma manobrabilidade impressionante, o que dificulta a interceptação. A potência total das ogivas do Sarmat chega a 7,5 toneladas em equivalente de TNT, se necessário, algumas delas podem alcançar velocidade hipersônica.
Sarmat é um sistema estratégico de mísseis com um míssil balístico intercontinental pesado de combustível líquido, o peso de cada um desses mísseis excede 200 toneladas. O sistema tem como objetivo substituir os mísseis Voevoda.
Fonte: sputniknewsbrasil