Parceria entre Rússia e China é baseada em igualdade, confiança e respeito pela soberania, diz Putin


O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a Federação da Rússia e a China têm as mesmas posições sobre questões-chave da agenda internacional.

“Os nossos países têm posições semelhantes ou coincidentes sobre questões-chave da agenda internacional. Defendemos a supremacia do direito internacional, uma segurança igual, indivisível, abrangente e sustentável, tanto a nível global como regional, com o papel central de coordenação da ONU [Organização das Nações Unidas]”, disse.

Lin Jian, porta-voz da chancelaria chinesa - Sputnik Brasil, 1920, 10.05.2024

Putin ressaltou ainda que ambos os países rejeitam “as tentativas do Ocidente de impor a ordem, baseada em mentiras e hipocrisia, em regras míticas inventadas por alguém desconhecido”.
O líder russo falou também das relações econômicas entre os países, ressaltando que as nações optam por laços econômicos mutuamente benéficos e que estão desenvolvendo uma cooperação no setor de energia.
“Nossos países há muito fazem uma escolha consciente a favor de laços econômicos iguais e mutuamente benéficos. Estamos desenvolvendo de forma sistemática e consistente a cooperação estratégica no setor de energia, onde estamos trabalhando em novos projetos de grande escala”, contou o presidente.
No que diz respeito às relações comerciais, Putin disse que há uma boa dinâmica no fornecimento de produtos agrícolas russos ao mercado chinês.

“Há uma boa dinâmica no fornecimento de produtos agrícolas russos ao mercado chinês. Iniciativas estão sendo implementadas nas esferas de investimento e produção. Os corredores de transporte e logística entre os nossos países funcionam de forma constante e ganham força”, afirmou.

O ano da'grande decisão': Putin e Xi em ação para moldar a ordem mundial multipolar - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2024

Durante a entrevista, presidente Putin também ressaltou que a atual relação entre Rússia e China atingiu o nível mais alto da história até então.

“Hoje, as relações entre Rússia e China atingiram o nível mais alto da história e, apesar da situação difícil no mundo, continuam a se fortalecer”, comentou.

Putin vai visitar a China a partir da próxima quinta-feira (16). Esta será a primeira visita internacional do 5º mandato do presidente russo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Chuvas diminuem no RS, sinalizando o início do declínio das enchentes em Porto Alegre
Próxima Alesp aprova salário mínimo paulista de R$ 1.640 proposto pelo Governo de SP