A Omoda, chinesa que pertence ao grupo Chery, já confirmou a sua chegada ao Brasil ainda neste ano. A estreia da fabricante por aqui será com o Omoda 5, um SUV cupê que é justamente o único modelo oficial do catálogo da marca. A novidade, segundo o site Auto Express, é que a montadora pretende lançar mais três carros até 2025. De acordo com apurações da Autoesporte, todos podem chegar ao mercado brasileiro.
No Reino Unido, o primeiro carro que será lançado é o Omoda 5, assim como no Brasil. A previsão é de que o SUV cupê comece a ser vendido por aqui no final do primeiro semestre de 2024 em configurações híbrida leve e elétrica. No primeiro caso, os preços devem partir de R$ 170 mil. Já na versão movida a bateria, os valores podem alcançar os R$ 230 mil. A chinesa até melhorou o acabamento do modelo que será comercializado por aqui.
Depois, ainda em 2024, o Omoda 9 será apresentado no país europeu como o carro topo de linha da marca. O site inglês também informa que o SUV terá quase 4,80 metros de comprimento e será oferecido com opções de propulsores a combustão e híbrido plug-in.
No ano seguinte, quem chega por lá é o Omoda 7. De acordo com o gerente da fabricante chinesa no Reino Unido, Victor Zhang, esse modelo terá porte semelhante ao do Toyota RAV4, que é o veículo mais vendido da categoria no mundo. Neste caso, ficará posicionado entre os SUVs 5 e 9.
Por fim, quem fecha a lista de lançamentos da fabricante chinesa é o Omoda 3, com chegada prevista para o segundo semestre de 2025 no Reino Unido. Este será o carro de entrada da marca. Portanto, um SUV compacto posicionado abaixo do Omoda 5. Isso também significa que ele será menor e mais barato que o irmão.
Em relação a motorização, Victor Zhang disse que o Omoda 3 será oferecido com opções de motores a gasolina, híbrido e elétrico. Se realmente vier ao Brasil, é possível que a versão a combustão seja descartada, assim como aconteceu com o Omoda 5.
Nenhum dos três modelos foi revelado pela Omoda até o momento. O mais provável é que pelo menos um deles tenha a sua primeira aparição no Salão de Pequim, na China, que acontece no final de abril.
Vale lembrar que Omoda e Jaecoo, que também faz parte do grupo Chery, estão estudando reativar a fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP). O diretor da operação brasileira das duas empresas, Alex Wang, foi enfático ao confirmar, ainda que não tenha dado mais detalhes, que a unidade era uma opção para as marcas estreantes. Na época, quando questionado, o executivo disparou: “podemos dizer que é uma opção. A primeira opção”. Isso também confirma que a Omoda está realmente com planos de trazer mais carros para o Brasil.
Falando em Jaecco, esta deve lançar dois produtos por aqui em 2024, mas ambos com pegada off-road para brigar com a Jeep. Um deles deve ser o J7. O modelo tem dimensões parecidas com a do Omoda 5, mas é um pouco maior. Outro cotado é o J9, que nada mais é que um Chery Tiggo 9. Ou seja, leva sete pessoas.
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Fonte: direitonews