A segunda geração do Peugeot 2008 está entre nós. O SUV compacto chega ao Brasil mais equipado, com novo design e tem como principal novidade a adoção do motor 1.0 turboflex, o mesmo de outros carros da Stellantis, como Pulse e Fastback. O novo concorrente de Renault Kardian, Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross chega às lojas com preços entre R$ 119.990 e R$ 149.990, válidos pelos próximos 30 dias.
Conforme apurado por Autoesporte, os concessionários já foram comunicados sobre um aumento nos preços a partir de setembro. Todas as versões ficarão R$ 10 mil mais caras. Confira a tabela abaixo:
Além de trocar a fábrica de Porto Real (RJ) por El Palomar (Argentina), o 2008 aposenta os motores 1.6 aspirado (da família EC5) e turbo (THP). No lugar, como elaboramos, vem o 1.0 turbo de três cilindros com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque que estreou no Fiat Pulse. O câmbio, por sua vez, é sempre o automático do tipo CVT que simula sete marchas.
O novo Peugeot 2008 chega ao mercado brasileiro em três versões a combustão: Active, Allure e a inédita GT. Esta última, antes disponível apenas na configuração elétrica, tem apelo visual mais esportivo.
O visual não chega a ser uma novidade, pois o SUV traz os mesmos traços e estilo do modelo à venda na Europa. Na dianteira, há novos faróis de LED, grade maior e mais moderna com efeito 3D e linhas diagonais, bem como o novo escudo da Peugeot (com o desenho do Leão). No para-choque dianteiro, destaque para as novas luzes de condução diurna que imitam as presas de um leão.
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A traseira também incorpora iluminação de LED, com uma peça preta que conecta as lanternas e se estende da lateral até a tampa do porta-malas. As luzes, aliás, trazem uma nova assinatura e estão divididas em três partes. Entretanto, o que mais chama atenção é a presença do teto solar panorâmico, que agora pode abrir nas versões a combustão. Na primeira geração, o vidro era fixo, com acionamento por um pequeno botão no console central.
O Peugeot 2008 também cresce em proporções. Feito sobre a plataforma CMP, passa a ter 4,30 metros de comprimento (+ 14 cm), 1,82 m de largura, 1,55 m de altura e 2,60 m de entre-eixos (+ 6 cm). Seu porta-malas, por fim, tem 434 litros (+ 30 l).
Na cabine, o 2008 traz o mesmo painel do irmão 208. Entretanto, ao contrário do hatch, tem um revestimento mais refinado e adiciona freio de mão com acionamento eletrônico. Além disso, o volante multifuncional também incorpora o novo logotipo da Peugeot. Em termos de acabamento, há presença de plástico rígido nas portas e bancos revestidos em couro sintético com costuras brancas.
A central multimídia segue a mesma com tela de 10,2 polegadas, levemente inclinada para o motorista e com conexão para Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, o Peugeot 2008 traz painel de instrumentos digital i-Cockpit 3D, carregador de celular por indução (nas versões mais caras) e assistentes de condução.
Cabe dizer que o Peugeot e-2008 seguirá à venda em versão única, a GT, que ficará posicionada no topo da gama do SUV no país. Mas, ao contrário do modelo a combustão, a configuração continuará sendo importada de Mulhouse (França).
Além do visual atualizado e mais equipamentos, o SUV teve o conjunto elétrico atualizado. O motor teve a potência elevada de 136 cv para 158 cv, mas o torque foi mantido em 26,5 kgfm. Com isso, a Peugeot informa que o e-2008 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 150 km/h.
A autonomia também foi ampliada graças à troca da bateria de 50 kWh do modelo anterior por uma de 54 kWh. O alcance de 235 km foi estendido para 261 km, de acordo com as medições do Inmetro.
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Fonte: direitonews