Noções de Direito e Cidadania nas escolas municipais são debatidos na Comissão de Educação


Gabriel Daniele | REDE CÂMARA SP

Reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esportes desta quarta-feira (3/5)

HANNA BELTRÃO
DA REDAÇÃO

Nesta quarta-feira (3/5), a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal aprovou os pareceres favoráveis de 16 PLs (Projetos de Lei), dois PRs (Projetos de Resolução) e um PLO (Projeto de Lei Orgânica). Entre os itens da pauta o PL 613/2020, do vereador Eliseu Gabriel (PSB), que institui os temas Noções de Direito e Cidadania a serem incluídos nas atividades extracurriculares das escolas municipais de ensino da cidade de São Paulo, a partir do 7º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio de instituições públicas e privadas da capital.

Na justificativa da proposta, o autor cita que o objetivo é levar conhecimento básico de Direito e Deveres aos estudantes que estão ingressando na adolescência, ajudando-os no desenvolvimento da cidadania e ética e dos valores e normas a serem abordadas em linguagem acessível aos alunos, abrangendo ainda os colaboradores e funcionários das escolas por meio de cursos e palestras, com temas igualmente relacionados ao ambiente escolar.

A relatora do PL, vereadora Luna Zarattini (PT), defendeu a importância da iniciativa na formação de jovens e adolescentes. “São fundamentais para a gente formar bons cidadãos, que entendam muito do que é a formação política, quais são os próprios direitos, como os direitos são construídos, como que a gente constrói a democracia, como funcionam as eleições. Se a gente não conhece o nosso sistema político, o nosso sistema eleitoral, jurídico, a gente não consegue fazer as reivindicações, lutar pelos direitos, pela democracia. Então é fundamental que esse debate vá para dentro da sala de aula”, ressaltou a parlamentar.

Outro projeto com o parecer favorável aprovado foi o PL 78/2016, de autoria do vereador Alessandro Guedes (PT), que dispõe sobre criação da Lei de Espaço Artesanato Fixo São Paulo para comercialização de produtos com origem em atividade artesanal e de economia solidária. Proposta que foi elogiada pela presidente da Comissão, vereadora Edir Sales (PSD). “Porque eu apoio muito o artesanato também na minha região, a gente faz várias feiras na Vila Prudente, Sapopemba, Teotônio, então é super importante”, ressaltou a vereadora.

A reunião desta quarta-feira, que pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo, contou com a participação do vice-presidente da Comissão, vereador Dr. Nunes Peixeiro (MDB), dos vereadores Jorge Wilson Filho (REPUBLICANOS), Coronel Salles (PSD), Celso Giannazi (PSOL) e da  vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL).

Anteriores Comissão aprova palestras regionais sobre malefícios das drogas
Próxima Alunas da rede municipal de Várzea Grande participam da abertura da campanha Maio Amarelo do Detran-MT