Nissan prevê carro elétrico 50% mais barato e que carrega em até sete minutos


Os carros elétricos encaram dois grandes problemas perante o público: preço e tempo de recarga. No entanto, a Nissan está disposta a resolver estes obstáculos ainda nesta década. A grande aposta da marca japonesa são as baterias de estado sólido.

A informação foi revelada por David Moss, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan, em entrevista para a revista britânica Autocar. Durante a entrevista, Moss reiterou que as baterias de estado sólido carregam três vezes mais rápido, chegando a 400 kW. Isso significa que um carro com 50 kW de capacidade de bateria pode ser carregada em apenas sete minutos e meio.

Além disso, a Nissan está tentando dobrar a densidade energética das células. Por fim, a fabricante japonesa também tenta reduzir o custo em 50%. A previsão é que na fase de produção as células tenham o mesmo tamanho de um notebook.

Os colegas da Autocar até tentaram descobrir qual carro estreará a tecnologia, mas Moss foi irredutível e garantiu que não será nenhum dos modelos atuais. Segundo o executivo, as novas baterias exigem uma arquitetura completamente nova.

O primeiro modelo comercial com esse tipo de tecnologia está previsto para 2028, mas a fase experimental começará em 2025 e o trabalho de engenharia está previsto para acabar em 2026.

Por fim, Moss garantiu a presença das atuais baterias, que ganharão uma nova geração em 2025 e versões em cobalto em 2028. Já os motores a combustão seguirão relevantes, especialmente em países como o Brasil, mas não serão atualizados para atender a dura e critica norma de emissões Euro7.

As baterias de estado sólido, como o próprio nome diz, utilizam eletrólitos (minerais que carregam uma carga elétrica) sólidos no lugar eletrólitos líquidos das baterias de íon-lítio. Dessa maneira, garantem maior densidade energética, o que permite uso de menos matéria prima para alcançar a mesma autonomia.

Pesquisadores também apontam para o aumento de autonomia com a utilização de baterias de estado sólido, isso caso a fabricante utilize unidades do mesmo tamanho em relação aos carros atuais. As baterias de estado sólido também são consideradas muito mais seguras.

Os grandes desafios da indústria para adoção da bateria de estado sólido são: custos, sensibilidade à pressão e temperatura e detritos de lítio que podem superaquecer a bateria e causar incêndios

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Startup alagoana apoiada pelo Hub SENAI é a grande vencedora do Demoday BNDES Garagem
Próxima Equipe multiprofissional acolhe e atende pessoas em situação de rua