Nada de Stepway… Kardian é o nome do novo SUV compacto da Renault


Aos poucos, a Renault vai divulgando mais informações sobre seu novo SUV compacto nacional. Nesta segunda-feira (28) a fabricante francesa anunciou que o modelo vai se chamar Kardian.

VEJA TAMBÉM

A nomenclatura é inédita e o não uso de batismos conhecidos como Stepway, Clio ou mesmo Sandero deixa claro que a Renault pretende inaugurar uma nova fase no Brasil. Em um curto comunicado, a marca diz ainda que o nome “traz à mente não apenas força e proteção, mas também agilidade dinâmica”.

Ainda segundo a Renault, o Kardian será apresentado em 25 de outubro no Rio de Janeiro. Essa será a estreia global do SUV compacto, que também será vendido em outros países da América Latina. A produção será na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Ainda que a apresentação esteja marcada para outubro, o visual do Kardian não é mais mistério. Isso porque o SUV compacto já havia sido registrado em escritórios de patentes da Europa e no Brasil.

O SUV terá a nova identidade global da marca, com faróis divididos em duas partes, grade dianteira com estilo esportivo e grande entrada de ar no para-choque. O balanço dianteiro é bem alongado e, apesar dessa característica diferente, a silhueta que lembra bastante a do Citroën C4 Cactus.

Já a traseira se assemelha à do Kwid, mas as lanternas têm formato de um C estilizado. O interior ainda é um mistério, mas a aposta é de que a novidade siga o padrão de central multimídia com tela flutuante, presente nos modelos mais recentes da francesa.

O SUV compacto será produzido sobre a moderna plataforma CMF-B e estreará o inédito motor 1.0 turbo de três cilindros, que deve render por volta de 130 cv de potência. O câmbio será o automático do tipo CVT.

As medidas ainda são um mistério, mas é possível imaginar que por concorrer com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, o Kardian deverá ter comprimento na casa dos 4,20 metros e entre-eixos perto de 2,60 m.

O novo carro e o propulsor fazem parte do investimento de R$ 2 bilhões anunciado pela Renault no ano passado para o Brasil. A nova estratégia da montadora, deixará de ser baseada em volume de vendas e passará a focar no maior valor agregado de seus carros.

Com isso, veículos desenvolvidos pela Dacia, subsidiária romena da Renault que foca em carros populares e é responsável pela venda de Stepway, Sandero, Logan e Duster na Europa, deverão sair de linha gradualmente por aqui. Os próximos carros que estrearem no país serão desenvolvidos exclusivamente pela fabricante francesa.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores MPF obtém condenação de acusado de armazenar e compartilhar porn0gr4fia infantil na Internet
Próxima Escola da aldeia Tadarimana é a campeã do futebol feminino