Mitsubishi é a única que produz carros customizados dentro da sua própria fábrica no Brasil


Você já deve ter percebido que carros de competição, do exército, de mineradoras, da polícia, do corpo de bombeiros ou de qualquer órgão governamental são sempre adaptados e customizados. Na maioria dos casos, as fabricantes terceirizam esse trabalho. Mas para toda regra, há uma exceção. A Mitsubishi, por exemplo, foge do padrão e é a única no Brasil a produzir esses modelos dentro da sua própria fábrica.

A fábrica da HPE, empresa que representa oficialmente as marcas Mitsubishi e Suzuki no Brasil, foi inaugurada há 25 anos em Catalão, no interior de Goiás. Só que a ideia de começar a customizar carros na mesma linha de produção de modelos convencionais surgiu há apenas seis anos.

A proposta foi feita para diminuir a necessidade de reparos. Isso acontece porque o processo de personalização de veículos normalmente envolve uma adaptação em carros fabricados para o uso comum. No entanto, quando os modelos já são produzidos com uma finalidade específica na fábrica, todo o desenvolvimento da customização é feito ainda durante as etapas da construção do automóvel.

A primeira etapa de adaptação de um carro da Mitsubishi está relacionada à carroceria. Portanto, é nesse momento que são realizadas as soldas de reforços. Um bom exemplo para explicar esse processo é lembrar das gaiolas dos modelos feitos para o uso em competições automobilísticas.

Depois, com a estrutura totalmente adaptada e pintada, os veículos recebem os acessórios. Isso, claro, depende do tipo de adaptação necessário, mas pode incluir estribos, cela para transporte de pessoas ou animais, capota de fibra, blindagem e pranchas de desencalhe, por exemplo.

Já na última etapa, os carros passam pelo processo de montagem de componentes especiais, como é o caso de películas de proteção solar, carpetes adaptados, rádios e giroflex. É também na última fase do processo que os grafismos são adicionados aos veículos de forma manual, quando solicitado.

Vale lembrar que a maioria desses componentes também são fabricados e pintados dentro da fábrica da Mitsubishi. A exceção fica justamente para os acessórios eletrônicos: rádios, giroflex e faróis auxiliares.

Já o tempo de customização dos carros varia de acordo com cada pedido. No entanto, a média é de 36 horas para adaptações simples e de 80 horas para adaptações mais complexas, como o de veículos para mineração. Já o prazo total para a entrega pode ir de 120 dias a 180 dias ( (produção + customização).

A capacidade de modificação da fábrica faz a Mitsubishi até criar séries especiais de modelos para o mercado brasileiro. Esse é o caso da L200 Triton Savana. A picape com apelo off-road se diferencia do convencional por ser equipada com snorkel, bagageiro com rampa, estribos laterais, acabamento anti-riscos na caçamba, caixa de transporte e rodas de 17 polegadas com pneus Goodyear Duratrack 265/60 R17.

Hoje, os carros customizados da Mitsubishi já são responsáveis por uma média anual de 15% de toda a produção da fábrica. Em 2022, por exemplo, foram mais de 23 mil carros fabricados em Goiás. Entre eles, 3,8 mil unidades foram customizadas. Além disso, quando a Autoesporte foi conhecer todo o processo de customização na fábrica, 33 projetos de adaptações diferentes estavam em andamento.

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Fonte: direitonews

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