Você já deve ter percebido que carros de competição, do exército, de mineradoras, da polícia, do corpo de bombeiros ou de qualquer órgão governamental são sempre adaptados e customizados. Na maioria dos casos, as fabricantes terceirizam esse trabalho. Mas para toda regra, há uma exceção. A Mitsubishi, por exemplo, foge do padrão e é a única no Brasil a produzir esses modelos dentro da sua própria fábrica.
A fábrica da HPE, empresa que representa oficialmente as marcas Mitsubishi e Suzuki no Brasil, foi inaugurada há 25 anos em Catalão, no interior de Goiás. Só que a ideia de começar a customizar carros na mesma linha de produção de modelos convencionais surgiu há apenas seis anos.
A proposta foi feita para diminuir a necessidade de reparos. Isso acontece porque o processo de personalização de veículos normalmente envolve uma adaptação em carros fabricados para o uso comum. No entanto, quando os modelos já são produzidos com uma finalidade específica na fábrica, todo o desenvolvimento da customização é feito ainda durante as etapas da construção do automóvel.
A primeira etapa de adaptação de um carro da Mitsubishi está relacionada à carroceria. Portanto, é nesse momento que são realizadas as soldas de reforços. Um bom exemplo para explicar esse processo é lembrar das gaiolas dos modelos feitos para o uso em competições automobilísticas.
Depois, com a estrutura totalmente adaptada e pintada, os veículos recebem os acessórios. Isso, claro, depende do tipo de adaptação necessário, mas pode incluir estribos, cela para transporte de pessoas ou animais, capota de fibra, blindagem e pranchas de desencalhe, por exemplo.
Já na última etapa, os carros passam pelo processo de montagem de componentes especiais, como é o caso de películas de proteção solar, carpetes adaptados, rádios e giroflex. É também na última fase do processo que os grafismos são adicionados aos veículos de forma manual, quando solicitado.
Vale lembrar que a maioria desses componentes também são fabricados e pintados dentro da fábrica da Mitsubishi. A exceção fica justamente para os acessórios eletrônicos: rádios, giroflex e faróis auxiliares.
Já o tempo de customização dos carros varia de acordo com cada pedido. No entanto, a média é de 36 horas para adaptações simples e de 80 horas para adaptações mais complexas, como o de veículos para mineração. Já o prazo total para a entrega pode ir de 120 dias a 180 dias ( (produção + customização).
A capacidade de modificação da fábrica faz a Mitsubishi até criar séries especiais de modelos para o mercado brasileiro. Esse é o caso da L200 Triton Savana. A picape com apelo off-road se diferencia do convencional por ser equipada com snorkel, bagageiro com rampa, estribos laterais, acabamento anti-riscos na caçamba, caixa de transporte e rodas de 17 polegadas com pneus Goodyear Duratrack 265/60 R17.
Hoje, os carros customizados da Mitsubishi já são responsáveis por uma média anual de 15% de toda a produção da fábrica. Em 2022, por exemplo, foram mais de 23 mil carros fabricados em Goiás. Entre eles, 3,8 mil unidades foram customizadas. Além disso, quando a Autoesporte foi conhecer todo o processo de customização na fábrica, 33 projetos de adaptações diferentes estavam em andamento.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews