Israel recebe apoio total dos EUA para entrada terrestre na Faixa de Gaza, diz Netanyahu


O apoio norte-americano visa tanto à contenção da pressão internacional sobre o atual conflito quanto à destruição do grupo Hamas.
Durante mensagem de vídeo compartilhada em sua página na rede social X, Netanyahu expressou sua gratidão pelo financiamento americano.
Palestinos recebem caminhão com ajuda humanitária perto da passagem de fronteira de Rafah, na Faixa de Gaza, em 2 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2023

Ele destacou as intensas discussões realizadas com o presidente americano, Joe Biden, e sua administração, ressaltando o entendimento conjunto para uma entrada terrestre em Gaza, visando encerrar o conflito e garantir o retorno de cidadãos sequestrados.
O líder israelense reconheceu que existem divergências em relação ao futuro da Faixa de Gaza “pós-Hamas”, mas expressou otimismo em alcançar um acordo. “Sim, há disputas sobre o ‘dia seguinte ao Hamas’, e espero que também aqui concordemos”, afirmou.
A comunidade internacional tem observado atentamente o desenrolar da situação, preocupada com as repercussões humanitárias e políticas na região.

A crise humanitária em Gaza se intensificou em 7 de outubro, quando o movimento palestino Hamas lançou um ataque de foguetes em larga escala contra Israel a partir da Faixa de Gaza, rompendo a fronteira.

Em retaliação, Israel realizou ataques e impôs um bloqueio total a Gaza, interrompendo o fornecimento de água, alimentos e combustível. Em 27 de outubro, Israel iniciou uma incursão terrestre na Faixa de Gaza com o objetivo declarado de eliminar combatentes do Hamas e resgatar reféns. Mais de 17,7 mil palestinos morreram.
Em 24 de novembro, o Catar intermediou um acordo entre Israel e o Hamas para uma trégua temporária e a troca de alguns prisioneiros e reféns, bem como a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. A trégua foi prorrogada várias vezes. No entanto expirou em 1º de dezembro.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Nobres é o décimo município a receber audiência pública para debater os recursos do BID Pantanal
Próxima Produção industrial de Mato Grosso cresce 10% em outubro deste ano, aponta IBGE