Investigador acusa Ucrânia de usar munições com agentes tóxicos em Donetsk (VÍDEO)


“As tropas ucranianas usaram armas químicas porque as pessoas apresentavam sintomas de asfixia, cheiro amargo de amêndoas, cheiro metálico e vômitos. Esses sintomas correspondem aos observados quando se usa cianeto de hidrogênio”, disse Leonid Rink, doutor em química e criador de um gás paralisante chamado Novichok, à Sputnik.

No final de abril, Sergei, um residente de Semenovka evacuado pelas forças russas, disse à Sputnik que o Exército Ucraniano usou armas químicas contra a população, fazendo com que as pessoas se engasgassem, vomitassem e tossissem intensamente, alguns sintomas que persistem até hoje.
O cianeto de hidrogênio (HCN), também conhecido como ácido cianídrico, é um agente tóxico que causa intoxicações graves. A substância é um líquido incolor e altamente volátil e 0,05 gramas são suficientes para causar a morte.
Os sintomas da exposição de curto prazo ao cianeto de hidrogênio são cheiro amargo de amêndoa, irritação na garganta, tontura, náusea, medo, enquanto o envenenamento grave causa desmaios, convulsões, hiperemia e paralisia respiratória.
O Ministério da Defesa russo anunciou a libertação de Semenovka em 29 de abril.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Comissão discute compensação financeira a municípios afetados por mineração
Próxima Rio Guaíba: avanço de 18 centímetros em 14 horas eleva risco de inundação e se aproxima de recorde histórico