Insegurança nos pontos de ônibus da cidade é debatida na Câmara


André Bueno / Rede Câmara SP

EMANUEL BELMIRO
DA REDAÇÃO

A Comissão Extraordinária de Segurança Pública realizou na tarde desta quinta-feira (14/09) uma reunião que debateu a insegurança da população nas paradas de ônibus da cidade de São Paulo. Representantes da PMSP (Polícia Militar do Estado de São Paulo), GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da SPtrans participaram da reunião.

O primeiro a se manifestar foi o comandante de policiamento da capital paulista, coronel PM Regis Meira Pereira, que falou das ações implementadas pela Polícia Militar desde o início do ano, para diminuir os roubos e furtos nas paradas de ônibus, e acrescentou que esses delitos tiveram uma redução em comparação a 2022.

“Este crime nas paradas de ônibus acaba acontecendo no início do dia, geralmente no período que as pessoas estão a caminho do trabalho. Cientes disso, nós direcionamos o policiamento denominado Rocam, e radiopatrulhamento de motos para fazer esse policiamento nos grandes corredores da cidade visando coibir esses delitos que tiveram uma redução de 35% comparando com o mesmo período de janeiro a agosto do ano passado”, afirmou o coronel.

Já o comandante da GCM, inspetor superintendente Luiz Antônio Camargo, deu mais detalhes da operação “Embarque seguro, retorno tranquilo”. Segundo ele, desde 2022, quando foi implantada, essa medida vem fazendo a diferença na segurança dos usuários do transporte público na cidade de São Paulo. “Essa operação da Guarda Civil começou desde o início ano passado e ela consiste na realização de rondas, com as viaturas, entre 5 e 8 da manhã e também das 17h às 20h, priorizando os pontos de ônibus”, explicou o inspetor.

>>>> Confira fotos da reunião aqui <<<<

O administrador de projetos da SPtrans, Muce Kalil Neto, informou que existem atualmente em São Paulo 20.750 pontos de ônibus instalados e ressaltou que a empresa não recebe levantamentos dos números de ocorrências de crimes nas paradas de ônibus. “Esses levantamentos de números de ocorrências não chegam pra gente. Eles chegam de forma isolada até porque estamos focados mais no planejamento, quantidade e localização dos pontos de parada que visa inclusive a instalação desses equipamentos em locais que podem dar uma maior sensação de segurança aos usuários”, ressaltou.

A iniciativa de debater sobre o tema da insegurança nas paradas de ônibus da cidade foi do vereador João Ananias (PT) que reforçou a necessidade das autoridades competentes trabalharem mais na prevenção desses crimes de roubos e furtos. “Primeiro que a gente precisa realmente de uma atuação preventiva através de rondas frequentes da PM e GCM, a questão da melhoria da iluminação em diversos pontos da cidade, além de ter mais ônibus circulando para que o usuário não passe tanto tempo esperando nos pontos. Tudo isso já ajudaria bastante”, disse o parlamentar.

A reunião desta quinta-feira, que pode ser conferida na íntegra no link abaixo, foi presidida pelo vereador João Ananias (PT) e contou com a presença dos vereadores Fábio Riva (PSDB), Coronel Salles (PSD) e Ely Teruel (PODEMOS).

Anteriores F1: Heineken Village está de volta e oferece experiência premium no GP de São Paulo
Próxima Lula participará da Cúpula do G77 + China em Cuba