A Honda precisava de uma scooter de entrada para substituir a Lead no começo de 2018, então sucesso de vendas. A substituta ideal foi a Elite 125, uma moto compacta e leve e que trazia a mecânica simples de 125 cm³ do motor monocilíndrico refrigerado a ar. Desde então, é a líder de seu segmento, logo abaixo da linha PCX.
Em cinco anos de produção, foram mais de 110 mil unidades vendidas no Brasil, segundo a Honda, o que levou a marca a lançar a segunda geração da scooter em maio deste ano. A motocicleta chegou com novo visual, mecânica atualizada, tecnologia start/stop e suspensão traseira com ajuste pré-carga.
A Elite 125 é vendida em versão única com preço sugerido de R$ 12.966. As cores disponíveis pela Honda são Azul Metálico, Prata Metálico, Vermelha e Branca.
A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
O motor da Honda Elite 125 2025 é novo e traz, entre outros atributos, a tecnologia chamada de eSP (Enhanced Smart Power), já vista na PCX 160. Segundo a fabricante, o sistema reduz atrito interno no propulsor, o que diminui o consumo de combustível e aumenta a durabilidade.
O novo motor é um monocilíndrico, de 123,9 cm³ e substituiu o antigo de 124,9 cm³. Este novo conjunto chega também com objetivo de ser menos poluente se adequando a nova fase do Promot 5 que entra em vigor no início de 2025.
Para isso, no entanto, perdeu 1 cv de potência e agora entrega 8,2 cv. O torque cresceu para 1,06 kgfm. O motor antigo tinha 9,34 cv e 1,05 kgfm. Segundo dados divulgados pela Honda, o consumo médio da nova Elite 125 é de 49,9 km/l.
A nova geração da Honda Elite 125 trouxe um novo chassi 4 kg mais leve, com o peso total da moto chegando aos 100 kg (seco). O menor peso permitiu que a scooter ficasse maior, com aumento de 37 mm na distância entre-eixos, enquanto a distância em relação ao solo cresceu em 38 mm. Os cursos das suspensões foram mantidos com 90 mm na dianteira e 70 mm na traseira.
A suspensão traseira tem ajuste de pré-carga com três posições. O sistema de freios, por sua vez, conta com dispositivo combinado CBS que reparte a frenagem. Na dianteira a scooter conta agora com disco do tipo wave de 190 mm, enquanto na traseira ainda é a tambor. As rodas são de 12 polegadas na frente e de 10” na traseira.
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Fonte: direitonews