Hamilton agradece título de cidadão honorário: “Agora sou um de vocês”


hamilton3

Homenageado na Câmara dos Deputados, o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton afirmou, nesta segunda-feira (7/11), estar “impressionado pelo amor e afeição dos brasileiros” com ele. O atleta recebeu o título de Cidadão Honorário da República Federativa do Brasil, em cerimônia realizada no plenário da Casa.

“Muito obrigado por essa recepção maravilhosa. Eu estou realmente impressionado pelo amor e afeição que vocês têm me mostrado ao longo desses anos. Não sabia o que esperar hoje, mas realmente vendo todos vocês me deu uma energia que é maravilhosa. Muito obrigado, do fundo do meu coração”, disse o piloto.

Na ocasião, Hamilton se declarou ao Brasil. “Queria dizer um grande obrigado a todos que fizeram esse dia possível na Câmara dos Deputados. Realmente uma grande honra receber esse título aqui. Hoje, eu posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil e sempre o amei”, afirmou.

O piloto também lembrou da importância do ídolo do automobilismo brasileiro Ayrton Senna na construção da sua carreira. “Tenho grandes memórias sobre o Brasil antes mesmo de ter a oportunidade de vir para cá. Dedico a homenagem a Senna e seus familiares. Quando eu o vi correr aos cinco anos de idade tive a certeza de que queria ser um campeão mundial”, contou.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Publicidade do parceiro Metrópoles 3

Publicidade do parceiro Metrópoles 4

Publicidade do parceiro Metrópoles 5

Publicidade do parceiro Metrópoles 6

Publicidade do parceiro Metrópoles 7

Publicidade do parceiro Metrópoles 8

0

Cidadão honorário

Hamilton é o primeiro piloto do automobilismo a receber o título de Cidadão Honorário da República Federativa do Brasil. O pedido foi aprovado em 9 de junho pelos deputados e foi motivado pela estreita relação que o piloto mantém com o Brasil.

No ano passado, após vencer o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos, em São Paulo, ele repetiu o gesto que o ídolo dele, Ayrton Senna, havia feito exatamente 30 anos antes, dando mais uma volta no autódromo com a bandeira do Brasil. Ele havia disputado a corrida com um capacete especial com as cores da Bandeira Nacional em homenagem a Senna, sua maior inspiração.

Em seu parecer, deputado André Figueiredo (PDT-CE) destacou o gesto de Hamilton em homenagem a Senna: “As muitas causas que ele abraça são a cara do Brasil. Por exemplo, igualdade racial, meio ambiente, empregabilidade da juventude… Tudo isso nós defendemos. Por isso, acho que as causas dele são muito parecidas com as nossas. E são pessoas como ele que nós temos orgulho de chamar de conterrâneo”, afirmou.

Veja o momento em que Hamilton recebe a homenagem:

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que Hamilton “já se tornou um ídolo de todos os brasileiros”. “Dispensa maiores apresentações. No entanto, cabe lembrar que Lewis Hamilton, graças a seu talento e determinação, também é um colecionador de títulos. Lewis Hamilton é britânico por nascimento, mas brasileiro de coração”, destacou.

Bolsonaro não foi convidado

O deputado afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não foi convidado para a cerimônia por ser tratar de um evento da Câmara. Segundo ele, também não “haveria motivo”: “Até porque as causas que Lewis Hamilton defende são opostas às dele [Jair Bolsonaro]”.

“Incrivelmente honrado”

Antes da cerimônia no Congresso, Lewis afirmou que o país tem um lugar especial no seu coração: “Estou incrivelmente honrado por receber o título de cidadão honorário do Brasil hoje. Ao longo da vida, o Brasil ocupou um lugar especial no meu coração. Seja assistindo a Ayrton Senna quando criança, seja vencendo corridas em Interlagos, sempre senti que o país era minha segunda casa. Quando penso nas ruas de Salvador e na preciosa Floresta Amazônica, fico muito animado para passar mais tempo aqui e conhecer ainda melhor as pessoas e os lugares incríveis deste belo país”.

O piloto britânico volta ao Brasil para a penúltima etapa da temporada de 2022, que ocorrerá em Interlagos, um dos circuitos mais tradicionais da história da categoria. A disputa será nos dias 11,12 e 13 deste mês. O evento marcará, ainda, os 50 anos desde que o primeiro Grande Prêmio aconteceu no país, em 1972.

Após os deputados aprovarem o projeto, em junho, Hamilton publicou nas redes sociais uma foto dele enrolado na Bandeira Nacional, comemorando a resolução: “Sem palavras! Hoje, eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado, Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo”.

Agenda em Brasília

Ainda na capital federal, o piloto encontrará lideranças negras e ativistas. O encontro foi promovido pela Embaixada Britânica, que organizou a vinda de Hamilton a Brasília.

Os convites para o evento foram enviados na última quinta-feira (3/11) para várias lideranças. Entre elas estão o comunicador Renê Silva, criador do Voz das Comunidades, jornal comunitário baseado no Complexo do Alemão; e Joel Luiz Costa, advogado nascido no Jacarezinho, coordenador do Instituto de Defesa da População Negra.

Anteriores Cara e Coragem: saiba se Clarice irá retomar a presidência da SG
Próxima A cara deles: os acessórios preferidos dos famosos!