F1: Pilotos divididos sobre mudanças no traçado em Singapura


Os pilotos da Fórmula 1 estão divididos quanto ao impacto das mudanças no circuito de Marina Bay para o GP de Singapura de Fórmula 1, com alguns questionando a ideia de não inserir uma quarta zona DRS.

As obras de reforma no circuito, tiveram as curvas 16-19 removidas e substituídas por uma reta única. A ideia dessa alteração é aumentar as possibilidades de ultrapassagem e tornar a corrida mais rápida.

George Russell acredita que o objetivo deve ser alcançado: “Acho que isso vai tornar a corrida um pouco mais emocionante. Eu acho que Singapura é um circuito muito bom para pilotar, mas é um pouco desafiador também. Historicamente, apenas a curva 5 tem sido uma oportunidade de ultrapassagem, enquanto agora eu espero que com a nova reta haja outra chance.”

A configuração encurtada do circuito deve reduzir os tempos de volta em até dez segundos. Com o comprimento da pista agora reduzido em pouco menos de cinco quilômetros, a FIA aumentou o número total de voltas para o evento de 61 para 62 voltas este ano.

Sendo a corrida mais longa de todo o calendário da F1 em meio ao calor escaldante, o GP de Singapura também foi reconhecido como o teste mais rigoroso do ano para os pilotos.

Mas Russell acredita que o comprimento encurtado da corrida facilitará as demandas físicas. “Isso tornará um pouco mais fácil fisicamente para nós, porque obviamente era a corrida mais longa da temporada em termos de duração, então, a pista será provavelmente nove ou dez segundos mais rápida este ano. Menos diversão na sessão de classificação, mas deve ser melhor para a corrida”, disse ele.

Embora Russell esteja otimista de que as ultrapassagens agora possam ser mais fáceis, alguns de seus colegas admitem terem ficado surpresos com a ausência de uma quarta zona DRS.

“Acho que teremos mais ultrapassagens”, afirmou Yuki Tsunoda. “Acho que haverá mais oportunidades, o que é bom. Não tenho certeza por que eles não adicionaram uma zona DRS lá. No simulador, até agora, não é fácil seguir com o DRS. Há uma curva à esquerda e uma longa reta no setor três onde eles modificaram. É meio que uma curva cega, então eu entendo por que eles querem fazer isso, mas veremos na pista real se é um problema real colocar uma zona DRS ou não”, disse o piloto japonês.

Enquanto isso, Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, afirma que será um assunto que os pilotos precisarão abordar durante a reunião dos pilotos. “Vai ser melhor, mas se realmente vai fazer diferença em termos de ultrapassar mais facilmente, eu não acho”, disse Bottas. “Vai ser um circuito difícil para ultrapassar. A maioria dos pilotos estava esperando ter outra zona DRS na nova reta. Tenho certeza de que isso será um ponto de discussão”, acrescentou.

Esteban Ocon foi o próximo a questionar a decisão, citando que a relutância da FIA em adicionar uma zona DRS até a curva 16, pode ter se originado de varreduras incorretas do circuito. “No momento, todos estamos pressionando para tentar outra zona DRS. A FIA está preocupada com a segurança naquela pequena curva à esquerda. Eu acredito pessoalmente, e os outros pilotos também, que isso não será um problema. Estamos pressionando no momento para poder experimentar isso pelo menos no TL1, ver como fica, e se estiver OK, potencialmente manter a nova zona DRS. Não há motivo para não podermos mantê-la.”

“No simulador, havia uma grande ondulação naquela curva à esquerda, que poderia ser a causa de não termos uma zona DRS lá. Mas mesmo que queiramos ser realmente seguros, podemos colocar a zona DRS após a curva 15. Vamos estar na quinta marcha, então realmente o efeito de arrasto vem depois daquela curva, então podemos colocá-la depois”, finalizou o francês.

Fonte: f1mania

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