Na sequência do fim controverso do Grande Prêmio da Austrália, o ex-piloto da Fórmula 1 e lenda de Le Mans, Hans-Joachim Stuck, expressou sua decepção com os processos de tomada de decisão empregados. Stuck chamou o final da corrida, que viu um total de três bandeiras vermelhas, duas das quais nas últimas três voltas, de “circo”, com a decisão final de restaurar a ordem de largada para uma volta processional atrás do Safety Car para concluir a corrida, de “nonsense”.
Em entrevista recente ao Eurosport.de, Stuck elaborou seus sentimentos sobre a conclusão da corrida: “O que mais me chamou a atenção foi essa ação desnecessária e desorganizada de reiniciar a corrida após a terceira bandeira vermelha. Como você pode ter a ideia de deixar os carros rolar até o final com apenas uma volta restante atrás do Safety Car? Quem quer ver algo assim, qual é o nonsense? Isso não é digno da Fórmula 1.”
Stuck também pediu uma revisão das regras e regulamentos do esporte para evitar que tais cenários aconteçam no futuro. O alemão acredita que a corrida foi “artificialmente prolongada” devido às decisões tomadas para reiniciar a corrida após o último reinício, e ele sente que isso deve ser evitado a todo custo. “Você tem que evitar fazer um circo como esse. Há espectadores sentados ao longo da rota e na frente da televisão. Ninguém entende isso – é uma piada. O fato de uma corrida às vezes levar mais tempo não é um problema. Mas ter que prolongar artificialmente o Grande Prêmio não é necessário, é uma perda de tempo. Se isso faz parte das regras, essas regulamentações precisam ser urgentemente alteradas. A corrida deveria simplesmente ter acabado depois da terceira bandeira vermelha e não deveríamos ter voltado à pista. Nada poderia mudar de qualquer maneira, o resultado já estava definido.”
Stuck também compartilhou seus pensamentos sobre o incidente inicial que levou ao caos, com a roda traseira direita de Kevin Magnussen sendo arrancada contra a parede na saída da curva 2, o que levou o dinamarquês a parar e estacionar seu carro na parte interna da curva 4. Stuck acredita que o incidente não foi grave o suficiente para justificar uma bandeira vermelha e que os destroços poderiam ter sido removidos sob um Safety Car, o que teria resultado no fim da corrida sem mais corrida.
“Pelo que posso julgar pelas imagens da TV, um Safety Car ou um Virtual Safety Car teria sido suficiente. Mas trabalhei como comissário na Fórmula E e sei o quão difícil é para o diretor de corrida tomar as decisões corretas rapidamente”, disse Stuck.
No geral, Stuck expressou sua decepção com a maneira como o Grande Prêmio da Austrália foi conduzido e acredita que mudanças precisam ser feitas para garantir que tal cenário não aconteça novamente no futuro.
Fonte: f1mania