O francês Pierre Gasly, afirmou ter ficado muito grato pela compreensão da Red Bull em deixá-lo sair da AlphaTauri para ir para a Alpine na próxima temporada, enquanto o chefe da equipe, Franz Tost, ficou emocionado com a notícia.
Gasly ingressou no programa júnior da Red Bull em 2014 e trabalha diretamente com Tost desde que chegou à Toro Rosso (atual AlphaTauri) em 2018, com o chefe da equipe sendo uma presença constante na carreira de Gasly até o momento.
A promoção de Gasly para a Red Bull e o subsequente rebaixamento de volta à equipe júnior uma temporada e meia depois, fez com que o piloto precisasse reconstruir sua reputação na Fórmula 1, mas ele o fez devidamente, vencendo em Monza em 2020 para conquistar a segunda vitória da equipe na Fórmula 1, depois de Sebastian Vettel no mesmo circuito em 2008.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Gasly foi abordado pela Alpine para substituir Fernando Alonso na próxima temporada, e ficou grato que as equipes conseguiram chegar a um acordo para que a mudança pudesse acontecer, com seu chefe de equipe de longa data, ficando triste com o término de seu relacionamento de trabalho.
Quando perguntado sobre como a Red Bull reagiu quando ele informou sobre seu desejo de mudar para a Alpine, Gasly disse ao Formula1.com: “Estou muito grato por isso. Eles entenderam imediatamente a oportunidade que era para mim e também meu desejo de começar algo novo, e minha vontade de lutar na frente do grid e eles entenderam isso rapidamente.”
“Especialmente Helmut (Marko) e Christian (Horner) também, tive longas conversas com Helmut. Eu estive perto de ver as lágrimas nos olhos de Franz (Tost) quando ele recebeu a notícia, porque obviamente temos um relacionamento muito forte e trabalhamos muito bem juntos.”
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
“Foi algo que foi discutido com todas as partes e foi mais difícil para alguns do que para outros, mas no final todos entenderam a oportunidade que era para mim, e trabalharam em torno disso para fazer dar certo, e sou muito grato por isso”, acrescentou Gasly.
Nyck de Vries vai assumir o lugar de Gasly na AlphaTauri na próxima temporada, chegando para sua primeira temporada completa como piloto titular na Fórmula 1, depois de impressionar a todos em sua estreia como substituto de Alex Albon na Williams, no GP da Itália, quando conseguiu um ótimo P9.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });