F1: Circuito de Silverstone propõe expansão do fim de semana de GP para quatro dias


O diretor-gerente do circuito de Silverstone, Stuart Pringle, disse que está pressionando a Fórmula 1 para aumentar o final de semana do GP da Inglaterra para quatro dias.

Seja um fim de semana normal de corrida na Fórmula 1, ou mesmo uma etapa com corrida sprint, a ação na pista geralmente é realizada de sexta-feira a domingo.

Mas quanto à categorias de apoio para o fim de semana de GP, Pringle também gostaria de ver a quinta-feira sendo usada, a fim de adicionar mais um dia para os fãs, onde alguma forma de ação estará ocorrendo na pista.

“Queremos estender o final de semana”, disse Pringle, citado pelo Motorsport.com, ao falar no Autosport International. “Estou trabalhando muito na Fórmula 1. Acredito que eles precisam mudar o formato do fim de semana. Eles dizem: ‘Bem, é a FIA, eles precisam fazer o teste de sistemas e outras coisas’, mas é só fazer isso um dia antes.”

“Vamos fazer algumas coisas na quinta-feira. Tem muita gente que quer ver mais ação, e três dias não é suficiente. Vamos tornar tudo maior, pois as pessoas chegam em Silverstone na terça-feira e montam suas barracas, e é isso, eles já estão lá dentro”, acrescentou.

Silverstone teve um público recorde para o GP da Inglaterra de 2022, com uma participação de pouco mais de 400.000 pessoas registradas no final de semana da corrida.

Por outro lado, é verdade que a Fórmula 1 precisa considerar fortemente o impacto sobre o pessoal que trabalha na categoria, considerando o calendário cada vez maior, que está definido para ter 24 GPs em 2023, mas a proposta de Pringle levaria a uma melhor experiência do público no final de semana, mas com envolvimento do pessoal da Fórmula 1 praticamente inexistente.

Como a ideia é que categorias de apoio estejam na pista na quinta-feira, a grande maioria delas operando em horários menos exigentes, tal mudança poderia ser feita praticamente sem nenhum efeito para o pessoal da Fórmula 1.

O GP da Austrália atualmente já opera em um final de semana de quatro dias, com a quinta-feira usada para eventos de categorias de apoio, como Supercars e S5000, então já há provas no calendário que esse cronograma pode ser feito, sem prejudicar a F1.

É claro que, para algumas categorias, isso exigiria algumas mudanças no cronograma, como a Fórmula 2 e a Fórmula 3, por exemplo, já definidas para Silverstone como parte do programa de suporte. Precisa ser verificado se existe interesse dessas categorias em utilizar a quinta-feira, ou também pode ser uma oportunidade para outras categorias regionais ou mesmo nacionais, estarem na pista no mesmo final de semana que a Fórmula 1, como já ocorre na Austrália.

 

Anteriores Um dos mercados que mais crescem ao ano: veja como fazer parte do Venture Building
Próxima F1: Berger diz que não vai trabalhar com a Audi