F1: Circuito de Jeddah passa por alterações para prova em 2023


Em 2021, o circuito de Jeddah estreou no calendário da F1 e, em 2022, aconteceu o segundo GP da Arábia Saudita. Ambas as edições tiveram grandes corridas, mas a questão da segurança dos pilotos foi um ponto alto durante os fins de semanas em Jeddah. 

Havia muitos pontos cego pelo traçado, o que somado com a alta velocidade significava grande risco à vida dos competidores. Assim, a corrida em 2023, no dia 19 de março, vai contar com mudanças na pista. 

A F1 informou que o maior ajuste está nas curvas 22 e 23, com o objetivo de reduzir a velocidade média em 50km/h, houve o posicionamento da barreira de proteção e a substituição da zebra de metal por uma chanfrada.

Também, foram instaladas zebras especiais, visando “sacudir” o carro para perda de tração e desaceleração, nas curvas 3, 14, 19, 20 e 21. Já as zebras de metal foram substituídas por chanfradas nas curvas 4, 8, 10, 11 e 17.

Nas curvas 14 e 20, as barreiras de proteção foram afastadas do circuito em 7,5 e 5 metros, respectivamente. Da mesma forma ocorreram os ajustes nas curvas 8 e 10. 

“A evolução do Circuito Jeddah Corniche continua em ritmo acelerado e estamos entusiasmados em adicionar mais esses ajustes à nossa magnífica pista como resultado de consultas positivas com a FIA, F1 e os pilotos. As duas corridas anteriores aqui em Jeddah já confirmaram o JCC como o circuito de rua mais rápido e emocionante do mundo e esses novos desenvolvimentos só irão aumentar o espetáculo que os fãs podem esperar para ver em março próximo, quando a F1 retornar à nossa cidade”, declarou o CEO da Saudi Motorsport Company, Martin Whitaker.

 

Anteriores F1: Acidentes de Schumacher custaram mais de US$ 3 milhões à Haas em 2022
Próxima Eduardo Bolsonaro é flagrado vendo jogo do Brasil no Catar e vira alvo de críticas de bolsonaristas