EUA, Japão e Filipinas realizarão 1º exercício conjunto focado no combate à China no Indo-Pacífico


As Guardas Costeiras das Filipinas, dos Estados Unidos e Japão realizarão seu primeiro exercício marítimo conjunto ainda esta semana, enquanto os parceiros de segurança intensificam a cooperação diante dos movimentos de Pequim no mar do Sul da China, segundo o Nikkei Asia.
Cerca de 400 funcionários dos três países participarão. O treinamento incluirá um exercício de aplicação da lei envolvendo uma “embarcação-alvo”, bem como operações de busca e resgate apoiadas por helicópteros, disse o porta-voz da Guarda Costeira filipina, Armand Balilo, a repórteres nesta segunda-feira (29).
“As Guardas Costeiras dos EUA e do Japão têm nos ajudado em nosso programa de desenvolvimento de recursos humanos, particularmente no treinamento de aplicação da lei. Esta é uma boa oportunidade para agradecer e mostrar a eles o que nosso pessoal aprendeu com seus programas”, disse o vice-almirante da Guarda Costeira das Filipinas, Punzala Jr., em um comunicado à imprensa sobre o exercício marítimo trilateral.
Durante uma visita oficial do presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr, no início deste mês, a Washington, os EUA se comprometeram a doar navios e aeronaves de patrulha.
O secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, também disse a Marcos que os compromissos de defesa de Washington com Manila se aplicam a um ataque armado a aeronaves e embarcações públicas filipinas, incluindo as da guarda costeira, no mar do Sul da China.
Navios militares navegando na baía de Sagami durante revisão da frota internacional pela Força de Autodefesa Marítima do Japão na prefeitura de Kanagawa, Japão, 6 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2022

A China já emitiu diversas declarações através de sua chancelaria criticando a atuação norte-americana na região, a qual visa trazer desunião e ameaça aos assuntos internos não só de Pequim como de outros países.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Olimpíada de Matemática entrega mais de mil medalhas de ouro no dia 5
Próxima Comandante Hamilton recebe Título de Cidadão Paulistano