A coleção de petróglifos foi encontrada na paróquia de Kville e se estende por 15 metros. Ela contém cerca de 40 figuras, incluindo 13 navios, nove cavalos, sete pessoas e quatro carruagens.
© Foto / Página de mídia social de Stiftelsen för Dokumentation por Bohusläns HällristningarPinturas rupestres encontradas na Suécia
Pinturas rupestres encontradas na Suécia
© Foto / Página de mídia social de Stiftelsen för Dokumentation por Bohusläns Hällristningar
O arqueólogo Andreas Toreld descreveu as figuras, que incluem um navio de dois metros de comprimento e um homem de mais de um metro de altura, como grandes e bem feitas. Embora o motivo não seja único, sua colocação é muito rara.
Essas esculturas estavam cobertas de musgo quando foram encontradas. Elas estavam localizadas em um pasto, e os arqueólogos da Fundação para a Documentação de Petróglifos do condado de Bohuslan notaram que uma pequena parte de um navio estava saindo do musgo. Eles removeram o musgo e revelaram as esculturas em toda a sua glória.
A data da escultura foi definida em 700-800 a.C., com sua precisão sendo reforçada por uma posição quase vertical da laje. Para atingir seu objetivo, os artistas devem ter estado em barcos.
“Está 12 metros acima do nível do mar de hoje. Portanto, não pode ser mais antigo do que o século VIII a.C., porque então estaria submerso. Mas o incomum é que também temos um limite pela frente. Se fosse antes do século VIII, os escultores precisariam de uma escada ou plataforma, e parece irracional que eles teriam esculpido em uma linha reta a três metros do chão”, revelou Andreas Toreld em um comunicado.
© Foto / Página de mídia social de Stiftelsen för Dokumentation por Bohusläns HällristningarPinturas rupestres encontradas na Suécia
Pinturas rupestres encontradas na Suécia
© Foto / Página de mídia social de Stiftelsen för Dokumentation por Bohusläns Hällristningar
No momento em que a escultura foi feita, a laje estava localizada em uma ilha. Deve ter sido visível de longe. Foi no auge do período petróglifo, quando as mais intrincadas e as mais belas esculturas foram criadas.
“A escultura continuou pelo menos até o nascimento de Cristo, mas os navios se tornaram mais simples. Durante a Idade do Bronze Jovem, da qual este vem, o estilo era mais próximo do barroco. Tudo estava inchado e exagerado, mas talvez não tão realista“, disse Andreas Toreld.
As esculturas são apenas um pouco menores do que a mundialmente famosa caverna Vitlycke de 20 metros de comprimento, localizada no patrimônio mundial em Tanum.
Petróglifos foram encontrados em todas as partes do globo, exceto na Antártica, mas as maiores concentrações parecem estar na África, Escandinávia, república da Carélia e Sibéria. Seu propósito permanece questionado, dependendo de sua localização, idade e assunto.
Fonte: sputniknewsbrasil