Erdogan confirma extensão do acordo de grãos do mar Negro


Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, confirmou no sábado (18) a prorrogação do acordo de grãos do mar Negro, após negociações entre as partes envolvidas.
Linha de processamento de grãos em Ekaterinburgo, Rússia, foto publicada em 13 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.03.2023

O acordo de grãos foi assinado entre a Rússia, Turquia, Ucrânia e a ONU em julho de 2022. Ele foi prorrogado por 120 dias em novembro de 2022 e deveria ser renovado automaticamente por mais 120 dias em 18 de março, a menos que algum dos signatários se opusesse. A Rússia disse na segunda-feira (13) que não se importava em estender o acordo, mas apenas por 60 dias, algo que foi confirmado na sexta-feira (17) por Dmitry Peskov, porta-voz presidencial da Rússia.
“Como resultado de nossas conversas, conseguimos estender o acordo no corredor de grãos”, disse Erdogan, citado pela emissora turca TRT Haber, sem oferecer mais detalhes sobre a continuação do acordo.
A Iniciativa de Grãos do Mar Negro, também conhecida como Iniciativa para o Transporte Seguro de Grãos e Alimentos a partir de portos ucranianos, prevê a exportação de grãos, alimentos e fertilizantes ucranianos sobre o mar Negro a partir de três portos, incluindo Odessa. O acordo do pacote também inclui um memorando de entendimento entre a Rússia e a ONU para desbloquear as exportações russas de grãos e fertilizantes através do mar Negro.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores No fluxo de retomadas diplomáticas, Egito e Turquia se reúnem no Cairo para descongelar os laços
Próxima Em reunião na Argentina, UE pede que tratativas para ratificar acordo com Mercosul ocorram em sigilo