É crucial dar poder ao Sul Global para garantir ordem e multilateralismo, diz presidente finlandês


“Para mim, o mais importante é dar poder e agência ao Sul Global. Acho impressionante que a ONU, que deveria manter a paz, mas infelizmente não está conseguindo, não tenha no Conselho de Segurança nenhum membro da América Latina, da África e apenas a China, da Ásia. É hora de reformar isso”, sublinhou ele.

Stubb opinou que o Sul Global vai definir as tensões entre o Leste e o Ocidente globais.
Boris Pistorius, ministro da Defesa alemão, participa de reunião semanal do gabinete na chancelaria em Berlim, Alemanha, 20 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2025

Os principais participantes serão países como Índia, Arábia Saudita, Nigéria, Quênia, África do Sul, Argentina, Brasil e México”, ressaltou.

Assim, acrescentou o presidente finlandês, o multilateralismo e a cooperação são a ordem, enquanto a multipolaridade é caraterizada por negócios e anarquia que é necessário evitar.
Ele também lembrou o fato de que, após o fim da Guerra Fria e a queda da URSS, foi estabelecido o momento unipolar dos EUA. No entanto, a situação mudou para ”multipolaridade com esteroides”.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores BAFTA 2025: ‘Conclave’ domina a noite e leva 4 prêmios, incluindo Melhor Filme. Confira todos os vencedores.
Próxima Boletim Focus Atualiza Projeções: Inflação e PIB Sofrem Ajustes