Duda pede para EUA enviarem armas nucleares à Polônia, diz mídia


O jornal sublinha que Duda já discutiu esta ideia com Keith Kellogg, o enviado especial para a Ucrânia do presidente norte-americano Donald Trump.

O presidente da Polônia pediu aos EUA que transferissem as armas nucleares para o território polonês […], uma solicitação que provavelmente será vista como altamente provocativa em Moscou“, ressalta o jornal.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Donald Trump, em novembro de 2018. - Sputnik Brasil, 1920, 13.03.2025

Observa-se que Duda espera que o projeto de compartilhamento nuclear que ele propôs sem sucesso ao ex-presidente dos EUA, Joe Biden, seja revivido, porque o presidente russo Vladimir Putin enviou a Belarus armas nucleares táticas em 2023.
Além disso, ele opinou que com a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para o leste, é necessário expandir sua infraestrutura, inclusive nuclear, na mesma direção.

“As fronteiras da OTAN se deslocaram para o leste em 1999, portanto, 26 anos depois, também deveria haver um deslocamento da infraestrutura da OTAN para o leste. Para mim, isso é óbvio”, sublinhou ele.

Duda finalizou, destacando que levaria décadas para que a Polônia desenvolva suas próprias forças nucleares.
Anteriormente, o presidente russo Vladimir Putin explicou detalhadamente em uma entrevista com o jornalista norte-americano, Tucker Carlson, que Moscou não atacaria os países da OTAN, pois não havia sentido nisso.
O líder russo observou que os políticos ocidentais regularmente intimidam sua população com uma ameaça russa imaginária a fim de desviar a atenção dos problemas domésticos, mas “pessoas inteligentes entendem perfeitamente bem que isso é uma farsa”.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Europa declara apoio à Ucrânia, mas não pretende enviar tropas para o terreno, diz mídia
Próxima Trump melhora relações com Rússia para enfraquecer China, escreve jornal norte-americano