Aos poucos, o Brasil está virando o país das caminhonetes. Tanto é que, até maio, a categoria representou quase 20% de todos os veículos vendidos no país. Nesse segmento que cresce com tanta força, um grupo automotivo se destaca por dominar a categoria: a Stellantis.
O grupo que comanda a Fiat, RAM, Jeep, Citroën, Peugeot e Mopar no país tem nada menos que oito picapes na sua gama: Fiat Strada e Toro; Ram Rampage, 1500, Classic, 2500, 3500; e Jeep Gladiator. Os preços partem de R$ 100 mil e ultrapassam meio milhão. Até o final do ano, serão nove modelos na linha, pois a Fiat ainda vai lançar a Titano, picape média que vai concorrer com Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e companhia.
Na base desta pirâmide estão os modelos da Fiat, a Strada e a Toro, que coincidem em ser as duas caminhonetes mais vendidas do mercado atualmente. A Strada, aliás, é o veículo mais emplacado no ranking geral.
Acima da Toro, está a novata Rampage (de R$ 239.990 a R$ 269.990). O modelo intermediário da Ram divide plataforma e o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv com a Fiat, mas traz equipamentos mais refinados e utiliza um propulsor a gasolina importado, o 2.0 turbo de 272 cv e 40,8 kgfm, o que explica sua proposta mais “premium” e estar em uma faixa de preço acima da Toro.
Depois da Rampage, vem uma avalanche de modelos da Ram. A começar pela Classic, que é a geração antiga da 1500. Além do visual um pouco mais antiquado, especialmente no interior, a grande vantagem da Classic em relação à irmã é o preço: ela custa R$ 357.990 na versão Laramie e R$ 367.990 na Laramie Night Edition. Já a 1500 parte de R$ 469.990.
Em seguida, está a 2500. Vendida em versão única Laramie por R$ 456.990, a picape grande tem 6,03 metros de comprimento, dois metros de largura e 3,79 m de entre-eixos. Pelo porte, é necessário ter carteira de habilitação do tipo C para dirigi-lo. Sob o capô, o motor é o 6.7 turbodiesel de 365 cv e 110,7 kgfm de torque.
Apesar de ser relativamente menor (5,92 m de comprimento, 2,08 m de largura e 3,67 m de entre-eixos), a 1500 é mais cara do que a 2500, parte de R$ 469.990 e pode custar até R$ 539.990 na versão Limited. A picape grande usa o motor a gasolina V8 Hemi 5.7 de 400 cavalos de potência e 56,7 kgfm.
Por R$ 15 mil a mais do que a configuração de entrada da 1500, está a 3500 Laramie. Considerada a maior picape do Brasil, a 3500 tem 6,06 metros de comprimento, 2,12m de largura, e distância entre-eixos de 3,78 m. A capacidade de reboque é igualmente superlativa: de quase 10 toneladas. Potência e torque não faltam: 377 cv e 117,3 kgfm vindos de um motor igualmente grande: Cummins turbodiesel de seis cilindros e 6,7 litros. Na configuração mais cara, a 3500 chega a R$ 529.990!
Se considerarmos apenas as caminhonetes que podem ser conduzidas com a CNH do tipo B, a Gladiator seria a mais cara do Brasil, já que é vendida em versão única por R$ 499.990. Mas outro título simbólico que a picape derivada do Wrangler carrega: a mais capaz de enfrentar obstáculos difíceis.
Isso porque os ângulos de entrada e saída são únicos no segmento. Além disso, os 76 cm de transposição permitem que a Gladiator atravesse até pequenos riachos sem maiores problemas. E não faltam potência e torque. A Jeep equipou a picape com um motor V6 3.6 a gasolina de 284 cv e 35,4 kgfm.
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Fonte: direitonews