Dia do Rock: 5 músicos que também são apaixonados por carros


O rock ‘n’ roll e a cultura automotiva caminham lado a lado desde que Elvis Presley cantou sobre seu extravagante Cadillac Fleetwood nos anos 1950. Para celebrar o Dia Mundial do Rock, Autoesporte relembra os astros do gênero que também são fanáticos por carros.

A lista inclui modelos de vários estilos e músicos de várias épocas e nacionalidades. Afinal, a paixão por carros de luxo e pelo gênero musical ultrapassam fronteiras. Acompanhe abaixo.

O vocalista do Metallica, James Hetfield, curte metal pesado – literalmente. O músico tem uma grande coleção de carros antigos no estilo hot rod. O termo em inglês serve para categorizar carros das décadas de 1920 e 1930 que foram personalizados em oficinas.

É normal que os hot rods tenham rodas grandes e pinturas extravagantes. Esse é o caso do belíssimo Ford Roadster ‘Blackjack’ de 1932, o carro mais antigo na garagem do vocalista.

James contou à GQ que seu Blackjack foi personalizado utilizando apenas peças de época – e isso deu muito trabalho aos mecânicos. A proposta era imaginar que um garoto da década de 1940 ganhou um Roadster de seu pai e queria torná-lo mais “descolado”. Bem, aparentemente deu certo… A paixão de Hetfield pela Ford rendeu até uma tattoo do logotipo da empresa em seu braço.

James Hetfield não foi o único roqueiro a expressar o amor por uma marca de carros na pele. O baterista Travis Barker, do Blink-182, fez uma tatuagem do logotipo da Chevrolet em sua mão esquerda.

Fã de carrões e de SUVs de luxo, Barker também tem uma coleção para causar inveja em qualquer entusiasta. Você pode conferir seu acervo na íntegra clicando aqui.

VEJA TAMBÉM

O modelo que mais chama a atenção é o jipão off-road Mercedes-Benz G550 4X4 Squared. Irmão casca-grossa do Classe G 63 AMG 6×6, o SUV de 2,5 toneladas é equipado com o novíssimo motor V8 4.0 biturbo com injeção direta e quatro válvulas por cilindro. O bloco produz 422 cv de potência e 62,2 kgfm de torque, vigor transmitido às quatro rodas do veículo por meio de um câmbio de dupla embreagem e sete marchas.

O G 500 4×4² também tem escapamento lateral, rodas de 22 polegadas e dois suportes de mola na suspensão. A sua altura em relação ao solo é de 45 centímetros, possibilitando ao modelo atravessar trechos alagados com até um metro de profundidade.

O cantor e compositor sueco Per Gessle fez parte da dupla Roxette até 2019, ano em que sua parceira Marie Fredriksson morreu.

Gessle leva uma vida discreta, mas é fã devoto da Ferrari e um dos mais estimados clientes da marca italiana.

Os anos de proximidade com a Ferrari renderam algumas regalias ao músico sueco. Gessle é um dos 499 proprietários da LaFerrari, o primeiro esportivo híbrido da marca produzido entre 2013 e 2018. Seu motor V12 6.3 desenvolve insanos 800 cv de potência. O propulsor elétrico complementar entrega mais 163 cv, totalizando 963 cv.

E se você estiver se perguntando se Per Gessle tem braço para dirigir uma macchina como a LaFerrari, saiba que o músico sueco fez diversos cursos de pilotagem organizados pela própria marca.

O baterista Paulinho Fonseca divide sua vida entre as turnês com o Jota Quest e sua oficina de carros modificados. O local foi responsável por várias restaurações durante a primeira temporada do quadro Lata Velha, do Caldeirão do Huck.

A oficina começou como um hobby e se tornou um segundo emprego. Fanático por carros desde criança, Paulinho gostava de “fuçar” e restaurar modelos antigos entre as turnês do Jota Quest, tanto que atraiu a atenção de alguns amigos entusiastas. Daí surgiu a ideia de ter uma oficina própria.

Paulinho chegou a ter um Chevrolet Camaro 1967, que revendeu há quase 15 anos, e um Ford Mustang Mach 1 que foi originalmente adquirido pelo companheiro Marco Túlio, guitarrista do Jota Quest.

Finalizamos a lista com outro grande entusiasta do rock e de carrões clássicos. Keith Richards, dos Rolling Stones, iniciou sua carreira nos anos 1960 e já foi proprietário de mais de uma centena de modelos de luxo.

Sua garagem costuma variar bastante, mas o site norte-americano Motorious publicou uma lista atualizada da coleção de Richards em 2023.

Atualmente, o guitarrista tem um Pontiac Chieftan conversível, um Bentley S3 Continental Flying Spur e uma Ferrari Dino 246 GT de 1967, com motor desenvolvido pela Fiat.

A Dino leva longos 8,2 segundos para atingir 100 km/h, mas tem velocidade máxima catalogada na faixa de 200 km/h.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Advogados acusam desembargador de prática de ‘lawfare’; magistrado pede medidas junto à OAB-BA
Próxima UFMT aprova 4 novos programas de Pós-graduação