Dia do Consumidor 2023: 5 modelos de notebook em oferta


O Dia do Consumidor tem se transformado na grande data de promoções do varejo no primeiro semestre e uma opção para quem deseja adquirir produtos com custo mais elevado. Na divisão de notebooks, setor com os preços mais salgados nos últimos anos, os usuários podem encontrar algumas opções que combinam eficiência custo-benefício.

Na lista abaixo, cinco modelos de marcas como Samsung, Asus e Apple. Na aquisição, além de olhar o bolso, o consumidor precisa escolher o produto que mais se adequa às necessidades do dia a dia para não se frustrar com a compra.

Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 – Magazine Luiza 

Oferta selecionada pelo Buscapé

O modelo é uma opção mais em conta e que oferece boa performance. O processador Ryzen 5 é conhecido por sua eficiência e os 8GB de memória RAM dão conta dos usos do dia a dia, como trabalhar com muitas abas abertas no navegador, com editores de texto ou planilhas.

É um notebook leve, tem privacidade de câmera, o touchpad é sensível e funciona bem. O SSD de 256GB não é muito espaçoso, mas vai garantir a velocidade do sistema. Por outro lado, seu sistema operacional é o Linux – quem gosta do Windows, pode não se adaptar tão bem.

A tela Full HD tem painel TN, comum em dispositivos dessa faixa de preço, mas apresenta imagens com cores mais lavadas, menos vibrantes. O ponto negativo fica por conta da bateria, não muito durável. No teste, durou pouco mais de 3 horas após a recarga.

Samsung Book NP550XDA-KH2BR – Casas Bahia

Oferta selecionada pelo Buscapé

A marca coreana sempre figura em listas de melhor notebook por ter um portfolio robusto, compreendendo modelos básicos, intermediários e avançados. Essa opção entra na categoria intermediária, destinada a usuários que buscam um bom notebook para estudar e trabalhar sem travamentos.

Ele tem semelhanças com o modelo anterior, com o 256GB de SSD, a tela Full HD com painel TN e os 8GB de memória RAM. As duas maiores diferenças na sua configuração são o processador, que é de outra marca, e o sistema operacional.

A Intel é provavelmente a mais famosa fabricante de chips de processadores do mercado e é quem está por trás do produto embarcado neste notebook: um Intel Core i5 1135G7, da 11ª geração – atualmente, a fabricante está caminhando para a 13ª.

O modelo usa o Windows 11 como sistema operacional, que é a versão mais atual.

Vaio FE15 VJFE59F11X-B0811H – Casas Bahia

Oferta selecionada pelo Buscapé

O terceiro modelo é o Vaio FE15, produto que apresenta configurações mais potentes em relação às duas máquinas apresentadas. O processador é o AMD Ryzen 7 5700U, versão superior tanto ao Ryzen 5, do Lenovo, quanto ao i5, do notebook da Samsung.

A memória RAM, responsável pela memória de curto prazo, é o dobro na comparação com os outros aparelhos. Tem 16GB.

Outros componentes, no entanto, não apresentam grandes diferenças. A tela é também em Full HD TN e o sistema operacional é o Windows 11. O SSD tem o dobro do espaço, 512GB.

Asus VivoBook K513EQ-EJ682W – Fast Shop

Oferta selecionada pelo Buscapé

O notebook da Asus é mais um modelo com processador avançado na lista de melhor notebook. Neste caso, um Intel Core i7 1165G7, da 11ª geração da marca. Junto com ele, o dispositivo tem 16GB de memória RAM, tela Full HD com painel TN e sistema operacional Windows 11.

Os diferenciais em relação aos demais modelos da lista até aqui são o vasto espaço no seu SSD, de 1TB, e a presença de uma placa de vídeo dedicada, a Nvidia GeForce MX350. Isso significa que o processamento gráfico da máquina deve ser superior ao das demais da lista. Mesmo assim, não espere muita potência nesse aspecto. É uma placa bem básica.

Apple MacBook Air A2337 com M1 – Detona Shop

Oferta selecionada pelo Buscapé

Um sonho de consumo para muita gente e tem aparecido em um preço interessante no último ano é o MacBook Air com M1. É um dos melhores notebooks para trabalhar, estudar ou mesmo editar vídeos e fotos.

A tela de Retina tem alta qualidade e o processador M1 é um dos melhores do mercado. O aparelho é fino, leve e costuma manter um bom valor para revenda, desde que conservado em bom estado.

Para quem está acostumado com Windows e outras marcas de notebook, dois pontos precisam ser levados em conta:

  • O primeiro é o sistema operacional macOS, que requer alguma adaptação caso você nunca tenha usado.
  • O segundo é o padrão do teclado. A Apple vende seus notebooks no padrão americano, não no ABNT2 brasileiro – ou seja, não tem acentos, cedilha e afins diretamente no teclado. O usuário precisa combinar a digitação em algumas teclas para chegar nesses caracteres especiais.

Veja outras ofertas do Buscapé:

  • Melhores TVs para comprar no Dia Consumidor: veja 5 opções
  • Dia do Consumidor 2023: veja quais são os 5 melhores celulares em oferta

Fonte: exame

Anteriores Alerta aos Motoristas: CNH suspensa? Prazo de 30 dias para recurso! Veja agora se seu nome está na lista de suspensos
Próxima Mídia: mesmo após exoneração, Defesa e Exército do Brasil 'tomam cuidado' com ex-comandante demitido