Descubra o segredo das Zonas Azuis: Por que realmente pagamos para estacionar nas ruas?”


A prática de pagar por estacionamento em vias públicas é mais antiga do que muitas pessoas imaginam, tendo sido implementada em São Paulo com o conceito de “estacionamento rotativo” em 1974, por meio do decreto n° 11.661. Hoje em dia, quase 50 anos depois, a capital paulista possui mais de 50 mil vagas rotativas.

Desde então, o sistema de Zona Azul se expandiu para outras cidades do Brasil, embora cada região tenha suas tarifas e regras específicas para o período de uso dessas vagas.

É possível identificar as áreas que fazem parte da Zona Azul por meio da sinalização das vias feita por placas. Desde 2016, foi autorizado o pagamento do estacionamento rotativo de forma digital, o que praticamente eliminou a necessidade de comprar talões em bancas de jornais para colocar no para-brisa do carro.

Em diversas cidades, incluindo São Paulo, o aplicativo utilizado para efetuar o pagamento é o Zul+, que pertence à Estapar. Em 2023, o valor unitário, que corresponde a 1 hora de estacionamento, passou de R$ 5,75 para R$ 6,08. Mas por que é preciso pagar para estacionar na rua?

Por que pagar para estacionar na rua?

A CET tem como objetivo democratizar o uso de vagas em áreas de grande movimentação, como bairros populosos e centros comerciais, através da Zona Azul. Uma vez que a rotatividade de carros é alta nesses locais, seria injusto que uma pessoa ocupasse um espaço durante todo o dia.

Podemos fazer um exercício para ilustrar essa questão: imagine que a primeira hora de estacionamento custe R$ 20 e a diária R$ 30 nessas regiões. Com o sistema, o motorista gasta apenas R$ 6,08 por uma hora e desocupa a vaga em, no máximo, duas horas para que outro condutor a utilize.

Mas embora o sistema tenha sido criado com o objetivo de democratizar o uso de vagas em áreas de grande movimentação, a arrecadação com a Zona Azul é utilizada para ajudar as finanças do município. Se fosse apenas para garantir a rotatividade de veículos, bastaria existir um limite de tempo em uma vaga rotativa, sem a necessidade do pagamento.

O pagamento é obrigatório para estacionar nas vagas da Zona Azul e evita uma infração grave que resulta em 5 pontos na CNH, multa de R$ 195,23 e possível remoção do veículo.

Fonte: capitalist

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