MARCO CALEJO
HOME OFFICE
Sabe aquelas ações de solidariedade feitas em prol do próximo, para ajudar quem precisa? Pois então, desde 2013 a Câmara Municipal de São Paulo reconhece e valoriza este tipo de atitude na capital paulista. Há dez anos, as pessoas e entidades que se destacam por promoverem o bem à sociedade são homenageadas pela Casa com o Prêmio Chico Xavier de Reconhecimento Humanitário.
A honraria leva o nome de Francisco Cândido Xavier (1910-2002). Chico Xavier, assim como era popularmente conhecido, foi um médium brasileiro e símbolo do Espiritismo. Mineiro – nascido em Pedro Leopoldo – psicografou mais de 450 livros e ultrapassou 50 milhões de exemplares vendidos. Toda a verba arrecadada foi revertida para fins sociais.
Na edição deste ano, a Sessão Solene foi presidida pelo vereador Fabio Riva (PSDB) – líder do governo na Câmara. Riva ressaltou que a premiação é inspirada em Chico Xavier. “Foi um grande homem, cujo trabalho e dedicação à causa da paz e da fraternidade entre os homens deixaram um legado inestimável para a humanidade. Ele é um exemplo de altruísmo e solidariedade, que deve ser lembrado e celebrado por todos nós”.
Fabio Riva também se disse honrado em presidir a solenidade, que tem o objetivo de condecorar pessoas físicas e jurídicas por suas benfeitorias sociais. “Destinamos esta homenagem a indivíduos e organizações que se destacam não apenas pelo seu sucesso dos seus empreendimentos, mas pela nobreza de suas ações em favor do bem comum”.
Além de Riva, compôs a Mesa do evento o coordenador estadual da Defesa Civil – Henguel Ricardo Pereira – um dos homenageados. “Hoje é uma noite muito feliz, porque todos que estão aqui, e eu não tenho dúvida, são pessoas que dedicam as suas vidas, um pouquinho do seu tempo, para doarem amor ao próximo”.
Hengel também aproveitou a fala para agradecer o prêmio recebido, e para estender o reconhecimento da Câmara Municipal de São Paulo a toda equipe da Defesa Civil do Estado. “Vamos guardar este prêmio em um lugar muito especial, vamos guardar no coração”.
Premiação
Esta edição entregou 17 prêmios – entre pessoas e entidades. As homenagens foram prestadas por vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de São Paulo. Confira abaixo a lista com as indicações da Sessão Solene desta noite:
– O vereador Beto do Social (PSDB) indicou o prêmio ao Instituto Cybernétikos – Instituto de desenvolvimento cultural, social e esportivo Cybernétikos Soul Street’s;
– O vereador Bombeiro Major Palumbo (PP) indicou o prêmio a Associação Espírita Kardecista Casa do Caminho Irmã Sheila;
– O vereador Celso Giannazi (PSOL) indicou o prêmio à Associação Lar Maria & Sininha;
– O vereador Coronel Salles (PSD) indicou o prêmio à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil;
– A vereadora Cris Monteiro (NOVO) indicou o prêmio ao Henri Zylberstajn;
– O vereador Dr. Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE) indicou o prêmio à Associação Casa dos Curumins;
– A vereadora Edir Sales (PSD) para uso da palavra e entrega do prêmio ao Instituto Santa Teresinha;
– A vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) indicou o prêmio às Guardiãs do Território Jardim Lapenna;
– O vereador Eliseu Gabriel (PSB) indicou o prêmio à Luciana Chinaglia Quintão;
– O vereador Fábio Riva (PSDB) indicou o Prêmio ao Instituto Luz aos Cegos;
– O vereador Hélio Rodrigues (PT) indicou o prêmio à Paróquia Santa Teresa de Calcutá;
– O vereador Jair Tatto (PT) indicou o prêmio à ONG Todas as Comunidades;
– A vereadora Janaína Lima (MDB) indicou o prêmio ao Instituto Fazendo História;
– O vereador Jorge Wilson Filho (REPUBLICANOS) indicou o prêmio à Associação Liberdade e Vida;
– O vereador Milton Leite (UNIÃO), presidente da Câmara, indicou o prêmio à SAJU – Organização cultural, social e artística Umuarama;
– O vereador Thammy Miranda (PL) indicou o prêmio a Maria de Lourdes Andrade Silva;
– O vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) indicou o prêmio ao Instituto CEU Estrela Guia.
Assista à Sessão Solene desta noite.