Coreia do Norte coloca condição para aceitar cúpula com Japão


A Coreia do Norte está disposta a realizar uma cúpula bilateral com o Japão se Tóquio parar de ficar “acorrentada ao passado”, disse na segunda-feira (29) Pak Sang-gil, vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, citado pela agência sul-coreana Yonhap.
De acordo com Pak, “não há razão para que a RPDC [República Popular Democrática da Coreia] e o Japão não possam se reunir”, mas, para que a cúpula ocorra, Tóquio precisa mostrar que está “procurando uma maneira de melhorar as relações”.
Míssil Padrão 6 (SM-6) - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2023

Ele acrescentou que Tóquio precisa mostrar sua disposição de resolver os problemas nas relações bilaterais por meio de ações concretas, e não apenas em palavras.
Pak sublinhou que Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão, também expressou o desejo de realizar a cúpula com Pyongyang “sem pré-condições” quando entrou no cargo. Ao mesmo tempo, “não sabemos realmente o que ele quer obter com isso”.
Ele acrescentou que o Japão estava “clamando por uma solução para o problema do sequestro” de cidadãos japoneses na Coreia do Norte, mas garantiu que a questão “já havia sido resolvida”.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Motoristas de app e taxistas têm 40% de desconto no Imposto de Renda
Próxima F1: Jornalista britânico chama de “pré-históricos” assoalhos da Mercedes e da Ferrari em comparação com o da Red Bull