A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participa, entre os dias 22 e 24 de maio, do evento de divulgação científica internacional “Pint of science”. Com o lema “Um Brinde à Ciência”, o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral. As atividades acontecem na Cervejaria LaCerva, em Cuiabá, a partir das 19h, e são abertas aos interessados, sem necessidade de inscrição.
Vinicius Brasilino, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e estudante do curso de Saúde Coletiva da UFMT, explica que em Mato Grosso o evento é organizado de forma voluntária pela Seciteci, em parceria com a UFMT e o Parque Tecnológico de Mato Grosso.
“Esse é o maior evento de divulgação científica do mundo. A proposta é mostrar um pouco do que é produzido na academia, e proporcionar esse diálogo com a população de maneira aberta, popular e democrática. O ambiente do evento faz com que as pessoas tenham acesso aos especialistas das áreas em temas complexos e outros simples, mas que precisam estar disponíveis para a população”, explica o coordenador de Bar do evento.
O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Esse ano conta com a participação de 123 cidades em todo o país, incluindo 20 capitais estaduais e o Distrito Federal. Atuam voluntariamente no projeto estudantes e pesquisadores de universidades de todo país. A ação conta também com apoio do Jornal Matogrossense de Física da UFMT.
Programação
Entre as discussões do primeiro dia de evento (22) nesse brinde à ciência está o tema “Redes sociais e como elas têm influenciado o rumo da História, que será conduzida pela docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Câmpus Universitário de Cáceres, Maria do Socorro de Sousa Araújo. Na sequência, da mesma Universidade, o tema será “ChatGPT: reinventando a Inteligência Artificial”, e será conduzido pelo pesquisador Luciano Zamperetti Wolski.
Fechando esse primeiro dia o docente do Departamento de Química da UFMT, Renato Garcia de Freitas Sobrinho fala sobre “Inovações em armazenamento e conversão de energia para um futuro sustentável”
Entre os temas do dia 23 há “Ciência em prol de alimentos saudáveis”, que será conduzido pela docente da graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFMT, Katiuchia Pereira Takeuchi. E entre os temas do último dia de evento, está “Geoparque Chapada dos Guimarães, uma viagem pela história do planeta”, com os docentes do Instituto de Engenharia da UFMT, Caiubi Emanuel Souza Kuhn, coordenador científico do Geoparque Chapada dos Guimarães, e Flavia Regina Pereira Santos de Siqueira.
Acesse a íntegra da programação do Pint of Science Cuiabá.
Fonte: ufmt