‘Cassação do mandato de Sérgio Moro é iminente’, diz ex-juiz eleitoral


“Estudei minuciosamente o parecer e o processo como um todo. Estou convencido de que estamos na véspera da cassação de Moro. Foram encontrados muitos elementos de prova, devidamente analisados pelo Ministério Público Eleitoral em um parecer extremamente sóbrio e técnico. São muitas as alegações contrárias à manutenção do mandato. A lista envolve quase todo o abecedário, indo de A até M. O MP acerta na leitura e creio que haverá cassação”, disse Reis ao UOL News.
A possível cassação de Sérgio Moro pode acontecer após o Ministério Público acolher uma ação eleitoral contra o deputado por abuso de poder econômico. Na ocasião, ele gastou R$ 2 milhões durante a pré-campanha de 2022. A Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná emitiu parecer favorável à cassação.
Entre as despesas questionadas estão a compra de um carro blindado e outros gastos com segurança. Moro rebate que as ações não tiveram impacto na campanha.
“No processo, está comprovado que houve dispêndio no período pré-eleitoral de R$ 2.030.228,09. O MP faz a conta e conclui que [esse valor] representa quase 40% do total geral das despesas de campanha eleitoral e 110% da média dos gastos em campanha dos outros candidatos ao Senado. (…) Esses gastos feitos anteriormente o beneficiaram. Ele faz uma pré-campanha muito acima do normal e desequilibra as chances de disputa em relação aos demais concorrentes”, comentou Reis.
Além disso, o ex-juiz eleitoral pontuou que Moro não tomou cuidado e houve mais pressa e entusiasmo do que cautela. “A legislação eleitoral se tornou muito rigorosa nos últimos anos. O próprio Congresso começou a enrijecer as normas sobre prestação de contas. Todos devem se adequar a isso, e o que se observa nesse caso é que não houve adequação“, concluiu.
A ação tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e pode ser levado a julgamento no plenário em janeiro.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Universidades federais pedem mais recursos para fechar contas
Próxima Casal é preso por desvio milionário de empresa do agro