Seis indivíduos foram detidos em flagrante no domingo (14), suspeitos de tentativa de fraude durante a realização de um concurso público em Vargem Grande e Nina Rodrigues.
Quatro dos detidos são candidatos que supostamente contrataram um terceiro por R$ 5 mil para fazer a prova em seu lugar e fornecer as respostas por mensagem de texto.
As prisões foram feitas por policiais civis das delegacias das cidades de Vargem Grande e Itapecuru-Mirim, com apoio do Ministério Público do Maranhão.
De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, após receberem informações da Polícia Judiciária e do Ministério Público sobre uma possível fraude nos concursos públicos nas duas cidades, uma equipe iniciou investigações que levaram à identificação de um suspeito, possivelmente o líder do grupo, originário do estado do Piauí, e à localização do local onde ele faria a prova.
Os policiais abordaram o suspeito na saída de um dos locais de prova em Vargem Grande, e com base nas evidências, efetuaram sua prisão em flagrante, encaminhando-o para a delegacia para os procedimentos legais.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito tinha o hábito de fazer a prova pessoalmente e fornecer suas respostas aos outros candidatos via mensagens SMS, mediante um contrato prévio de R$ 5 mil, a ser pago após os candidatos assumirem o cargo público.
Durante as investigações, quatro candidatos foram identificados como envolvidos no esquema e também foram detidos em Vargem Grande.
O delegado Tiago Castro, chefe da Delegacia de Polícia de Vargem Grande, afirmou que o suspeito de liderar o grupo já havia sido preso por prática semelhante em Buriticupu em 15 de maio de 2022.
Em Nina Rodrigues, outro indivíduo foi identificado usando o mesmo método e foi preso em flagrante.
Todos os investigados confessaram o crime durante os depoimentos.
A Polícia Civil ressalta que as investigações estão em andamento para determinar o envolvimento de outras pessoas no caso.
Fonte: gazetabrasil