A BYD Shark foi apresentada no México e teve a sua chegada confirmada para o Brasil, onde vai entrar um segmento disputado de caminhonetes médias. Suas principais concorrentes serão a Toyota Hilux, a Ford Ranger e a Chevrolet S10, todas tradicionais e equipadas com motores a diesel na faixa dos 200 cv de potência. A picape chinesa, por sua vez, inova ao ser a primeira híbrida da categoria.
Autoesporte fez um comparativo entre as quatro caminhonetes com foco em suas capacidades e funcionalidades. Acompanhe abaixo:
A recém-lançada Shark é equipada com um motor 1.5 turbo de 192 cv, que é combinado a outros dois elétricos: um dianteiro de 228 cv e 31,6 kgfm e outro traseiro, de 201 cv e 34,7 kgfm. Desta forma, a potência total é de 430 cv. O torque combinado ainda não foi revelado.
Isso significa que as rivais a diesel não chegam perto da potência da picape da BYD. Entre elas, a segunda mais potente é a Ford Ranger com seu 3.0 V6 de 250 cv e 60 kgfm com câmbio automático de 10 marchas. Há também a opção 2.0 quatro cilindros de 170 cv e 41 kgfm nas opções mais baratas.
A Hilux tem sempre o 2.8 turbodiesel, mas em duas versões: as regulares entregam 204 cv e 50,9 kgfm, enquanto a esportiva GR-Sport tem 224 cv e 55 kgfm. Tanto a Toyota como a Ranger 2.0 usam transmissão automática de seis marchas.
Por fim, a S10 teve uma mudança recente e ficou mais potente. Seu motor é o mesmo 2.8 de quatro cilindros, mas agora com 7 cv a mais, chegando aos 207 cv e 52 kgfm de torque. O câmbio automático é novo e tem oito marchas. Todas elas têm tração 4×4 com reduzida e bloqueio de diferencial.
BYD Shark
Quando o motorista da BYD Shark está usando apenas o motor a gasolina, as marcas ficam em 13,3 km/l, segundo a marca. Porém, usando os motores elétricos no modo híbrido, o consumo vai para incríveis 65 km/l.
Ford Ranger
As versões da Ranger com motor 2.0 e câmbio manual fazem 10,2 km/l (cidade) e 11 km/l (estrada). Com câmbio automático, os números vão para 10 km/l e 11,5 km/l, respectivamente. Nas opções V6, entrega 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.
Toyota Hilux
A Hilux tem médias de consumo de 10,1 km/l na cidade de 11,3 km/l na estrada nas versões com câmbio automático. Com a transmissão manual os números vão para 10,4 km/l na e 11,6 km/l, respectivamente. Já na versão GR-Sport, que também é automática, os números caem para 9,5 km/l na cidade e 10,7 km/l em ciclo rodoviário.
Chevrolet S10
A nova S10 teve, segundo a GM, uma melhora de 13% no consumo. Agora a picape garante 9,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada.
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Fonte: direitonews