BYD revela geradores de energia solar que substituem o diesel em propriedades agrícolas


A BYD, gigante chinesa que atua no setor de tecnologia e de automóveis, quer ampliar sua participação no que diz respeito à eletrificação. Tanto é que a empresa anunciou durante a Agrishow, principal feira agrícola no Brasil, uma solução que utiliza energia soltar como gerador em fazendas e propriedades rurais.

De acordo com a fabricante, a maioria dos produtores agrícolas são dependentes da energia elétrica e de geradores a diesel em suas propriedades. Isso tende a gerar altos custos de combustível e manutenção, sem mencionar a quantidade de gases poluentes emitidos na atmosfera.

Por isso, a proposta da BYD é que os agricultores troquem os sistemas atuais por uma solução limpa formada por baterias de lítio, módulos fotovoltaicos e um inversor. Assim, em caso de falta ou instabilidade no fornecimento de energia elétrica, por exemplo, o sistema consegue identificar o problema e, imediatamente, o gerador do sistema solar fornece energia para o agricultor.

“Há a leitura constantemente de energia gerada pelos módulos fotovoltaicos, rede elétrica e bateria. Se for constatada a falta ou queda, o inversor identificará imediatamente o problema e, em poucos milissegundos, o gerador assumirá a carga do local”, explica Marcelo Taborda, diretor de Vendas da BYD Energy no Brasil.

Esse mesmo gerador alternativo pode subsidiar energia em locais em que não há fornecimento de eletricidade e o gerador é abastecido por diesel. Neste caso, a troca do gerador movido a combustível fóssil por outro solar faz com que haja economia ao produtor.

A BYD, no entanto, não chegou a revelar o preço do gerador que utiliza energia solar ou quanto tempo o produto demora para “se pagar”.

Do campo para as fábricas, diversas indústrias já utilizam energia solar como fonte de energia. No Brasil, por exemplo, uma pequena parcela do novo BMW X1 é produzida exclusivamente com energia do sol. Além disso, hoje já existem sistemas de captação e armazenamento de energia solar destinada a carregar veículos elétricos.

Há veículos ainda como protótipos que estão sendo estudados para que sejam movidos somente por energia solar. Dessa forma, toda a carroceria é revestida de painéis solares e, dependendo de como for usar o carro e claro, da condição climática, é possível passar muitos meses sem precisar recarregá-lo.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Os juros precisam ser dosados para não prejudicar o crescimento, diz presidente da CNI
Próxima Rondonópolis ganha 19 facilitadores de círculos de construção de paz para atuarem nas Escolas Estaduais