Brasil busca ampliar turistas estrangeiros e MT pode lucrar com presença de mais visitantes


Conteúdo/ODOC – Em 2023, o Brasil recebeu cerca de 5,9 milhões de turistas estrangeiros. O México, por sua vez, recebeu 21 milhões de turistas internacionais no ano passado e a República Dominicana, cerca de 10 milhões de turistas internacionais. O Ministério do Turismo lançou o Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais e o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) junto aos estados para ter uma promoção mais assertiva e atrair mais visitantes ao país.

Em Mato Grosso, conforme os dados da Embratur com base em informações da Polícia Federal e da Agência Nacional de Aviação Comercial (ANAC), em 2023 e nos dois primeiros meses de 2024, 1.267 turistas estrangeiros vieram ao Estado. Em 70% dos casos, a pessoa veio sozinha ou com mais uma pessoa e viram a lazer (57,16%). Outros 25,34% vieram visitar familiares, 11,08% vieram a negócios e outros 6,41% em viagem de grupo.

Contudo, os dados capturados não correspondem com a realidade do Estado, pelo menos isto é o que argumenta o Governo estadual. Conforme a Anac, Mato Grosso é o segundo estado com a maior frota de jatos particulares registrados junto à Agência. Até setembro de 2023 foram 1.819 aeronaves registradas no Estado, atrás apenas de São Paulo.

“Muitos turistas, especialmente os que vem a negócios no Estado, chegam por São Paulo ou por Brasília e vem para Mato Grosso em voos fretados, em jatos dos empresários mato-grossenses e não passam pela aviação comercial. Por isso defendemos que uma ficha nacional de registro de hóspedes digitalizada, para que possamos ter dados consistentes e reais de quem entra e quem sai da rede hoteleira do Estado”, defende o secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton.

O Pantanal ainda é o carro-chefe de Mato Grosso na atração desse público, contudo a coordenadora de Desenvolvimento de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Simone Lara, o Estado tem trabalhado outros produtos como o etnoturismo para diversificar os produtos oferecido pelo Estado.

“Temos feito o nosso trabalho de promoção com a presença em feiras nacionais e internacionais, famtours (com operadores nacionais), press trips (vinda de jornalistas e influenciadores digitais), campanhas de mídia, e ativações em eventos para dar destaque e ajudar os empresários do setor a fazer negócios e atrair turistas estrangeiros”.

Ferramentas de inteligência comercial, captação de eventos de negócios e incentivos, pesquisas junto aos principais mercados de turistas que vem ao Brasil tem sido realizado pela Embratur, que podem ser utilizadas pelos Estados para ampliar e fortalecer a atuação dos estados.

Durante a WTM, realizada de 14 a 17 de abril, a Embratur apresentou as ferramentas e estratégias utilizados com dados obtidos na Jornada do Turista, disponível no endereço dados.embratur.com.br informações obtidas junto a instituições públicas e privadas para traçar o perfil de quem visita o Brasil, incluindo os estados. Com base nisso, é possível traçar o potencial do turismo de negócios nos estados.

Turismo de negócios

Um turista de negócios consome cerca 3 vezes mais do que um turista de lazer, ou seja, tem um alto poder de compra. Aliado a isso, o setor de eventos cresceu 46,6% entre janeiro de outubro de 2023 e foi responsável por 25,5 mil vagas de trabalho no ano passado no país.

Em fevereiro deste ano, a receita do turismo de negócios no país foi de R$ 1 bilhão, resultado 13% maior que o de fevereiro de 2023. Se comparado com o desempenho do mesmo mês em 2019, período pré-pandemia, a alta foi de 25%.

Também foi apresentado pela Embratur, o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI). A iniciativa do Ministério do Turismo, Ministério de Portos e Aeroportos e a Embratur busca ampliar a oferta de assentos regulares em voos internacionais e melhoria da experiência dos turistas em aeroportos brasileiros.

Foi publicado um edital de chamamento público, em caráter piloto, para incentivar companhias aéreas brasileiras e estrangeiras a implantar novos voos regulares para destinos turísticos do Brasil. As empresas selecionadas receberão do PATI incentivos financeiros para realizar ações de promoção de destinos turísticos brasileiros no mercado internacional, incentivando os turistas a conhecerem o Brasil. Para cada novo assento de voo implantado, o Programa repassará a companhia aérea selecionada o valor de R$ 40. Em contrapartida, a empresa deverá aportar, pelo menos o mesmo valor investido pelo Programa.

No caso de Mato Grosso, ainda é necessário esperar a inauguração do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, que ainda está em obras. O local é administrado pela Centro Oeste Airports. Após a entrega da obra, ainda é necessário fazer o alfandegamento para posteriormente receber voos internacionais.

“Acredito que esta será a grande virada de chave do turismo de Mato Grosso. Nós somos o centro geodésico da América do Sul e podemos nos tornar um grande hub aeroviário. Além disso, a internacionalização também tem como consequência a atração de grandes redes hoteleiras para Mato Grosso”, apontou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Fonte: odocumento

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