Mobilidade é destaque em Audiência Pública da Comissão de Trânsito sobre a revisão do Plano Diretor


André Bueno | REDE CÂMARA SP

Audiência Pública da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica desta sexta-feira (12/5)

DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

A revisão intermediária do PDE (Plano Diretor Estratégico) foi tema de uma Audiência Pública da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo realizada no Plenário 1º de Maio da Casa na manhã desta sexta-feira (12/5). Questões ligadas à mobilidade e transporte foram destaque do debate.

O objetivo foi ouvir a população e ampliar a discussão sobre o tema, que está em tramitação neste momento no Legislativo paulistano. Proposta pelo Executivo por meio do PL (Projeto de Lei) 127/2023 e encaminhada à Câmara no dia 20 de março, a revisão do Plano Diretor é obrigatória e está prevista na Lei do PDE (Lei nº 16.050, de 31 de julho de 2014).

Participante da audiência, o líder comunitário Ivanildo França, do bairro de Cangaíba, na zona leste, pleiteou mais opções de transporte e mobilidade na região. “Para os moradores da Avenida Boturussu, que fica no distrito de Ermelino Matarazzo, antigamente tinha uma linha municipal que passava pela Avenida Boturussu para o Parque Dom Pedro e, inexplicavelmente, de 2020 para cá, tiraram essa linha. E a população, para ir para o Parque Dom Pedro, tem que pegar a perua que vai para o metrô, descer na Avenida São Miguel e de lá pegar a condução lotada para ir pouco para o centro”, explicou.

“E a linha que vem 82 e a 2551, que passa pelo centro de Ermelino via Assis Ribeiro, também não aguenta mais. Muitos moradores têm que ir até o centro do Ermelino a pé para pegar essa condução direto, ir no seu conforto, em uma condução só. O bilhete [único] te dá a opção de quatro conduções em três horas, mas o idoso, a mãe, a mulher grávida, o trabalhador e quem está desempregado pode economizar na condução e pegar uma condução com comodidade para o centro”, completou França, que também pediu a duplicação da ponte Ermelino-Cumbica.

Responsável pela condução dos trabalhos, o vereador Adilson Amadeu (UNIÃO) avaliou a audiência. “Há 20 anos que eu estou na Casa e na Audiência Pública é sempre importante escutar a população”, destacou o vereador. “Aqui tivemos hoje um representante da região leste, ali de Cangaíba, Penha e percebemos que a população sofre e precisa de condições melhores, seja no transporte, seja em habitação, enfim, em tudo”, concluiu Amadeu.

Acompanharam a Audiência Pública desta sexta-feira representantes da SPTrans (São Paulo Transporte S/A), CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.

Hotsite da revisão do PDE

A Câmara Municipal de São Paulo disponibiliza um hotsite da revisão do Plano Diretor Estratégico. Nele, a população encontra informações da revisão do PDE, as notícias das Audiências Públicas realizadas, além das datas, horários e local das próximas discussões. No hotsite, as pessoas também podem contribuir com sugestões preenchendo um formulário digital.

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Crédito das fotos: André Bueno | REDE CÂMARA SP

Clique aqui e confira o álbum completo de fotos da audiência no Flickr da CMSP

A íntegra do debate pode ser conferida no vídeo abaixo:

Anteriores Alesc realiza audiência em Xaxim sobre expansão da rede trifásica no Oeste
Próxima F1: Ex-piloto acredita que Ferrari deveria tentar atrair Hamilton