A intenção é criar um canal para resolver conflitos de moradores do entorno das estações
ANDREA GODOY
DA REDAÇÃO
A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou pareceres favoráveis a sete PLs (Projetos de Lei) na reunião desta quarta-feira (8/3). O PL 543/2019 do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que prevê a criação do Conselho Gestor das estações de transbordo de resíduos sólidos domiciliares da cidade, foi o mais discutido pelos membros do colegiado.
A ideia é criar um canal de intermediação com representantes da sociedade, concessionária e Poder Público para mediar os conflitos com moradores do entorno dessas estações, que reclamam do mau cheiro, fluxo de caminhões de lixo e ruídos. As estações de transbordo são locais onde o resíduo domiciliar é descarregado dos caminhões compactadores e depois colocados em uma carreta que leva os resíduos até o destino final, no aterro sanitário.
O vereador Paulo Frange (PTB) elogiou a iniciativa, que classificou como uma “iniciativa muito boa”. “O projeto é muito interessante. Por coincidência iremos votar no Plenário hoje, em primeira votação, um projeto que define multa sobre descarte. Se o governo quiser incorporar o Conselho Gestor das estações de transbordo no texto e o vereador Aurélio Nomura concordar, poderíamos inserir a proposta no substitutivo para votar em segunda e assim economizar tempo”, sugeriu.
O presidente do colegiado, vereador Jair Tatto (PT) também falou sobre a proposta com o mesmo cunho ambiental a ser votada em Plenário. “Hoje iremos votar um projeto que aumenta a multa, especialmente para construtoras que entopem os bueiros e aí tem as enchentes como consequência”.
O PL 76/2019 do vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) também recebeu aval da Comissão. O objetivo é estabelecer diretrizes que deverão ser seguidas para implantar abrigos e pontos de parada do transporte coletivo, para garantir que os usuários consigam acessar as informações do serviço prestado através de placas eletrônicas.
Também integraram o quórum da reunião os vereadores Isac Felix (PL), Rinaldi Digilio (UNIÃO), Roberto Tripoli (PV), as vereadoras Cris Monteiro (NOVO) e Rute Costa (PSDB) e o vereador Danilo do Posto de Saúde (PODE), que anunciou sua saída do colegiado. “A partir de hoje não farei mais parte da Comissão de Finanças, voltarei para a Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica. Aqui serei substituído pelo vereador Dr. Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE)”, revelou.
Veja a reunião completa np vídeo abaixo: