Aglomerado hostil revela formação de estrelas em galáxia a 900 milhões de anos-luz (FOTO)


Apesar das condições apontando para a formação estelar, os especialistas indicam que a formação nestes “tentáculos” reflete a do disco principal da galáxia.
A galáxia JW39 foi avistada a mais de 900 milhões de anos-luz de distância da Terra, e é uma das diversas galáxias medusas estudadas pelo telescópio Hubble.
Apesar da aparência serena, a galáxia está à deriva em um ambiente ferozmente hostil, um aglomerado de galáxias.
© Foto / ESA/Hubble & NASA, M. Gullieuszik and the GASP teamA galáxia água-viva JW39, localizada em um aglomerado de galáxias hostil, revelou forças gravitacionais intensas e um plasma superaquecido, conhecido como um meio intra-aglomerado

A galáxia água-viva JW39, localizada em um aglomerado de galáxias hostil, revelou forças gravitacionais intensas e um plasma superaquecido, conhecido como um meio intra-aglomerado - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2023

A galáxia água-viva JW39, localizada em um aglomerado de galáxias hostil, revelou forças gravitacionais intensas e um plasma superaquecido, conhecido como um meio intra-aglomerado
A interação entre o meio intra-aglomerado e as galáxias é chamada de extração da pressão e aríete, e este processo é responsável pelos tentáculos desta galáxia água-viva.
Como a JW39 foi movida através do aglomerado, a pressão do meio intra-aglomerado extraiu o gás e poeira ao longo dos rastros da formação estelar, que agora se estica a partir do disco da galáxia.
Com isso, os especialistas descobriram que a formação estelar nos “tentáculos” não foi notavelmente diferente da formação estelar no disco da galáxia.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Escultura de petróglifo gigante é encontrada escondida sob musgo na Suécia (FOTOS)
Próxima Em sinal simbólico, Biden não participa de visita às ilhas do Pacífico devido a problemas domésticos