F1: Diretor da FIA avalia novo regulamento técnico, “as corridas foram bastante emocionantes”


A temporada de 2022 foi marcada pela introdução dos novos regulamentos técnicos da competição, os quais visavam mudanças na aerodinâmica, com o efeito solo. O objetivo era  reduzir o turbilhão de ar atrás dos carros, assim, permitindo maior aproximação dos competidores e, consequentemente, ultrapassagens. 

Após o primeiro ano sob as novas diretrizes, o tetracampeão Sebastian Vettel, antes de sua saída da F1, destacou que os novos regulamentos talvez não tivessem atingido sua meta. “Seguimos mais perto, mas temos menos arrasto, então você precisa estar mais perto para também ultrapassar”, explicou Vettel, citado pelo Motorsport.

“E nos pneus, o grande objetivo era permitir mais corridas, mas também não acho que seja uma grande diferença. Portanto, não quero dizer que falhou. Mas, certamente, muito esforço foi feito e nem todo o esforço teve resultado, vamos colocar desta forma.”

O diretor técnico da FIA, Nikolas Tombazis, admitiu que em 2022 o campeonato não foi particularmente disputado, já que a Red Bull acabou se distanciando dos competidores e levando o título com algumas etapas de antecedência.   

“Acho que as novas regras melhoraram a capacidade dos carros de seguir uns aos outros, então acho que, em combinação com os pneus, ajudou. Claramente uma boa corrida também precisa dos carros estarem próximos uns dos outros batalhando, e na segunda metade desta temporada não foi tão próximo. Houve um vencedor claro”, disse ao Motorsport.

“Mas eu acho que será muito mais próximo no ano que vem. Com a convergência natural, acho que em combinação com os carros sendo capazes de correr perto; lutar mais com os pneus e não superaquecê-los, acho que isso nos levará a corridas muito boas”, explicou. 

“No geral, acho que as corridas deste ano foram bastante emocionantes. Não acho que foi um ganho pequeno [com o novo regulamento]. Acho que o ganho foi razoável, mas posso confirmar que houve um grande esforço!”, enfatizou Tombazis.

 

 

 

Anteriores F1: Brown confirma suas acusações contra a Red Bull em relação ao teto orçamentário de 2021
Próxima Autor de roubo a estudante é apreendido em flagrante pela Polícia Civil