A AlphaTauri teve um ano particularmente fraco em 2022. A equipe chefiada por Franz Tost terminou apenas na nona posição entre os construtores, enquanto a meta era terminar pelo menos em sexto. No próximo ano, a AlphaTauri quer dar um grande passo à frente com o AT04. O ex-piloto da equipe que correu no time até este ano, e vai para a Alpine em 2023, Pierre Gasly, afirmou que segundo o que observou, a equipe de Faenza está construindo o que deve ser ‘seu melhor carro de F1 de todos os tempos’.
O próprio Gasly não vai poder experimentar o novo carro, pois quem fará isso em seu lugar em 2023 vai ser Nyck de Vries. Junto com Yuki Tsunoda, o holandês vai querer mostrar um bom desempenho em sua temporada de estreia na Fórmula 1.
Mesmo com Gasly indo para a Alpine no próximo ano, o francês chegou a conversar com os engenheiros da AlphaTauri e eles estão particularmente esperançosos. “Eles me disseram que no ano que vem o carro da equipe será o melhor que já fizeram, e que vão lutar na frente”, disse Gasly ao Motorsport.com, acrescentando: “Todos no paddock farão grandes progressos, então ninguém sabe exatamente o que vai acontecer.”
A AlphaTauri está mudando para um conceito de carro completamente diferente, de acordo com Gasly. No entanto, isso não significa necessariamente que a equipe terá sucesso imediato. Com a Mercedes, vimos em 2022 que um conceito revolucionário também pode dar errado. Para 2023, a própria AlphaTauri está projetando mais peças e vai receber menos coisas da equipe-irmã, a Red Bull.