O chefe da Red Bull, Christian Horner, defendeu seu piloto mexicano Sergio Perez, por seu desempenho em 2022. Perez é conhecido como um bom gerenciador de pneus, mas na última temporada ele foi um pouco inferior nesse quesito. Horner afirmou que isso foi por causa de uma janela de configuração menor nos carros.
A Pirelli introduziu novos compostos de pneus para a temporada 2022, substituindo os antigos de 13 polegadas por pneus novos de 18 polegadas. Esses pneus foram projetados para permitir que os pilotos forcem mais e por mais tempo, sem serem prejudicados por um grau extremo de superaquecimento e degradação.
Normalmente, isso seria uma notícia muito boa para Perez, que construiu uma reputação de excelência quando se trata de preservar a vida útil dos pneus, embora em 2022 pareça que seu companheiro de equipe Max Verstappen tenha sido melhor nessa área.
Perez admitiu que teve mais dificuldade este ano para administrar os pneus, e a última corrida do ano em Abu Dhabi, talvez seja o melhor exemplo disso, pois o mexicano foi obrigado a fazer duas paradas, devido à degradação dos pneus.
Falando sobre a situação, Horner disse que agora apenas o menor passo em falso na configuração, pode ter um impacto ‘dramático’ na vida útil dos pneus. “O que vimos este ano é que as margens são muito boas”, disse Horner ao Autosport e ao Motorsport.com. “Você pode ter um clique da asa dianteira para fora, ou um pouco de altura, ou uma pequena quantidade de equilíbrio mecânico, e isso pode ter um efeito dramático na vida útil do pneu.”
“Acho que Checo fez muitas corridas em que foi fantástico com os pneus. Em Abu Dhabi, foi apenas o primeiro stint que o comprometeu, onde o pneu dianteiro direito começou a granular bastante em comparação com Charles (Leclerc da Ferrari) e Max (Verstappen)”, disse ele.
“Isso então o colocou fora de sincronia onde tínhamos que parar e isso comprometeu a estratégia. Portanto, as duas paradas foram a maneira de ser mais ofensiv”, acrescentou.
Embora existam diferenças entre os pneus de 2022 e os que serão usados em 2023, incluindo a introdução de um novo composto C0, o tamanho e as principais características do composto continuação semelhantes a 2022, então Perez precisará colocar todos os aprendizados da temporada que acabou de ser encerrada.
Isso porque, embora não possa ser garantido, a Red Bull provavelmente enfrentará uma concorrência mais dura em 2023, pois a Ferrari espera não cometer os erros de 2022, enquanto a Mercedes parece estar em franca recuperação.